POR QUE OS DEPENDENTES QUÍMICOS SÃO CADA VEZ MAIS JOVENS?
Em 01/06/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria
O uso de drogas por adolescentes tem crescido nas últimas décadas.
É muito difícil apontar uma razão bem definida como causa única dessa mudança no perfil etário dos dependentes químicos. Porém é fato que o uso de drogas por adolescentes tem crescido nas últimas décadas. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, mostram que em 2015 mais da metade dos estudantes do 9° ano já haviam experimentado bebidas alcoólicas, superando as estimativas do ano de 2012.
BEBIDA ALCOÓLICA
Uma das problemáticas que envolvem a visível redução da idade dos usuários de droga é exatamente a bebida alcoólica. Por ser legalizada, acaba sendo uma substância de fácil acesso, mesmo que a venda para menores de 18 anos seja proibida. Um estudo feito com adolescentes usuários de droga traz que a bebida alcoólica costuma ser o primeiro passo para a experiência com outras drogas. Os discursos desses jovens mostram que o acesso a bebida alcoólica acontece principalmente em festas, grupos de amigos e até mesmo dentro da própria família.
SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS
O acesso às substâncias ilícitas também sofreu uma alteração nos últimos anos, tornando o consumo mais evidente. O tráfico de drogas de outros países para o Brasil foi um processo histórico progressivo, disseminando as drogas pelo território nacional. Depois da consolidação do tráfico dessas substâncias internamente, o narcotráfico brasileiro, o aumento dos dependentes químicos teve grande pico de crescimento.
A maconha logo passou a fazer sucesso entre os jovens pelos efeitos iniciais de prazer e relaxamento. E em algum tempo, já passou a ser juntamente com o álcool e o cigarro, o ponto inicial para o consumo de drogas.
VULNERABILIDADE
Aspectos desta fase da vida como impulsividade, dificuldade em pensar nas consequências futuras e necessidade de autoafirmação, acabam levando ao uso de drogas na adolescência e deixando esse grupo mais vulnerável à dependência química. Os efeitos acabam sendo mais drásticos exatamente pela imaturidade e falta de discernimento dos jovens que acabam abusando das drogas quando têm acesso a elas. A falta de autocontrole é uma das chaves para o desenvolvimento de uma dependência. Geralmente, esse comportamento iniciado na adolescência perdura até a vida adulta.
SUPERFICIALIDADE
Um outro contexto bem atual, que tem relação com o abuso de drogas cada vez mais precoce, é um aspecto de nossa sociedade, a era superficial. Relacionamentos superficiais, discursos superficiais, uma vida superficial. Tudo isso é somado e pode desencadear o surgimento ou crescimento do conhecido vazio existencial. Esse vazio acaba sendo mais comum na adolescência e também é o motivo pelo crescimento de outros transtornos como ansiedade e depressão. Por sua vez esses também podem levar ao abuso de substâncias químicas como uma tentativa de refúgio.
FAMÍLIA
O relacionamento familiar também aparece com peça fundamental nesse processo. Muitos dos usuários de drogas que começaram cedo, têm algo em comum: disfunções familiares como pais ausentes, violência doméstica e abandono. Esse aspecto pessoal acaba fragilizando emocionalmente as pessoas, deixando-as mais susceptíveis às drogas.
APOIO É FUNDAMENTAL
Por isso é importante estar atento ao adolescente, a mudanças comportamentais que possam indicar que algo esteja errado. O apoio familiar e ajuda precoce é chave para evitar a dependência ou quando já existente, tratá-la de maneira mais eficaz. O diálogo sempre é importante nessas horas e a compreensão de que a dependência química é uma doença também faz diferença ao lidar com a situação.
Você conhece algum adolescente que pode ser um dependente químico? O que você tem feito para ajudá-lo?