Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

O que o churrasco tem a ver com a velocidade da internet

Em 20/10/2021 por COMPLETA Telecomunicações


Para calcular a quantidade de carne para um churrasco a primeira coisa é saber o número de pessoas convidadas e depois se essas pessoas comem muita ou pouca carne.

O é que isso tem a ver com a velocidade da sua internet? Se liga na dica:

A velocidade ideal de internet para sua casa é igual à quantidade de carne que você compra para um churrasco. Depende de quantos vão comer e do apetite dos convidados.

A velocidade da internet que você contrata chega inteira até o roteador. Depois essa velocidade é dividida entre os equipamentos que estão conectados ao mesmo.

Eu vou dar um exemplo.

  • O marido está na sala vendo um filme em HD na Netflix. Consumo 10 mega.
  • Enquanto isso a mulher está fazendo uma pesquisa no computador e download de músicas no celular ao mesmo tempo mais 10 mega do computador e 5 do celular.
  • O filho está no quarto jogando online e no videogame mais 15 megas
  • A filha está vendo um canal de Youtube no tablet enquanto conversa com a amiga no WhatsApp 5 mega do tablet mais 5 do celular.

Somando todo o consumo simultâneo dessa família é 50 mega, ainda tem o celular do pai e o celular do filho, portanto uma internet com menos de 50 mega não vai ser suficiente para atender todo mundo.

O filme vai travar, o videogame vai bugar, o site vai ficar lento e o vídeo do YouTube não vai carregar rápido. É importante dizer que os equipamentos mais avançados podem consumir ainda mais internet. Uma Smart TV comum que consome em média 10 mega. Já uma TV 4K consome 25 Mega.

Anotou o consumo médio de cada aparelho? Veja quantos deles vão ser usados ao mesmo tempo e faça a soma. Esse basicamente é o cálculo que você precisa fazer para saber a velocidade que você deve contratar.

Se liga na dica, é a soma do consumo de todos os equipamentos conectados que determina quantos megas você precisa de velocidade.

COMPLETA, completa você.


Comentários