Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

Os desafios de sondagens próximas a gasodutos

Em 17/10/2019 por Delta Mais - Projetos, Sondagens e Topografia


Nosso desafio de hoje foi realizar sondagens à percussão muito próximas aos gasodutos enterrados da faixa de dutos GASAN II da Transpetro.

O serviço, realizado para subsidiar projeto de estabilização geotécnica da encosta, veio da necessidade do cliente de conhecer o subsolo exatamente na região dos dutos. Assim, primeiro foram feitas sondagens diretas dos dutos com o uso de hastes com ponteiras de nylon, e na sequência a locação da sondagem SPT, de modo a ficar exatamente no meio de dois dutos.

A próxima fase foi de sondagem a trado, sem bater o martelo de SPT ou o revestimento, até encontrar solo natural, de modo a termos certeza de que o duto não estaria naquele alinhamento; então a sondagem foi deslocada 1,0m no mesmo alinhamento (longitudinal da faixa de dutos) da sondagem a trado, e pudemos medir os SPT’s desde os primeiros metros e entre dois gasodutos com um distância entre eles de 3,80 m, ou seja, realizamos a sondagem a 1,90 m de cada gasoduto.  

A aplicação destas técnicas combinadas são possíveis com um projeto detalhado e o conhecimento técnico especializado da Delta Mais em Geotecnia.

#sondagens #sondagemSPT #sondagematrado #Geotecnia


Comentários