Diabetes tipo 2 - Remissão: viver saudável!
Em 04/04/2025 por Lana Gomes Nutricionista
A maioria profissionais de saúde, considera diabetes tipo 2 uma doença crônica e progressiva, o que alimenta a ideia de que ela é uma sentença de morte ou seja a doença só piora até que surja a necessidade das injeções de insulina e posteriormente todas as complicações da doença.
Mas isso não é verdade.
Só a Medicação não cura a doença, medicação, neste caso, tenta manter a doença sob controle. E na maioria das vezes, falha!
A maior parte dos medicamentos usados no tratamento não ajuda a perder peso, um dos grandes problemas no diabetes, ao contrário, a insulina, por exemplo, causa ganho de peso.
Uma das chaves para tratar o diabetes de maneira adequada é perder peso, a insulina, desta forma, pode não apenas não minimizar o problema, mas piorar.
Os medicamentos não curam doenças cuja causa é alimentar, eles sao auxiliares, quando a mudança na alimentação existe, se não existe, eles são tão úteis quanto um snorkel em uma corrida de bicicletas.
O que causa o diabetes tipo 2 é o excesso de consumo de carboidratos, especialmente os refinados! Sejam eles salgados ou doces!
Diferentemente das outras doenças que conhecemos, O diabetes é a única com potencial para devastar o organismo, Nenhum sistema de órgãos é poupado. Essas complicações se classificam como microvasculares (nos pequenos vasos sanguíneos) macrovasculares (nos grandes vasos sanguineos ou artérias).
Determinados órgãos, como os olhos, os rins e os nervos, são irrigados principalmente por pequenos vasos sanguíneos. As lesões causadas nesses pequenos vasos resultam em problemas visuais, doenças renais crônicas e lesões neurais, todos presentes em pacientes com longo histórico de diabetes. Coletivamente, são as chamadas doenças microvasculares.
Outros órgãos como o coração, o cérebro e os membros inferiores são banhados por grandes vasos sanguíneos e artérias. Os danos causados a esses grandes vasos causam um estreitamento chamado placa ateroscleróitica. Caso se rompa, essa placa inflama e forma coágulos sanguíneos que causam infarto, AVC e gangrena das pernas. São as chamadas doenças macrovasculares.
Além das doenças vasculares, há muitas outras complicações, entre elas, doenças de pele, gordura no fígado, infecções, síndrome do ovário policístico, mal de Alzheimer e câncer.
A boa notícia é que você pode colocar o diabetes em remissão, ou seja, controle total da glicose sem a necessidade de medicações, somente por meio da alimentação!
Diabetes na sua essência é uma doença causada pelo excesso de insulina, que é secretada pelo nosso pâncreas quando consumimos muito carboidrato. A importância de entender isso, é que a partir disto se entende que a solução do problema se torna clara: se baixamos os nossos niveis de insulina, reduzindo o consumo de açúcar e de carboidratos refinados (que também são uma forma de açúcar) na nossa dieta, controlamos a doença.
Entender isso é o primeiro passo para a reversão da doença, que é possivel na maioria dos casos, com mudanças na dieta e no estilo de vida e não apenas com medicação.
Agende sua consulta, eu vou te ajudar na sua jornada!