Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

Qual a Função de um veículo UTILITÁRIO?

Em 22/07/2019 por Merco Peças Automotivas


O que são carros Utilitários?

O termo utilizado para UTILITÁRIOS é especifico em descrever um automóvel ou outro tipo com capacidade para levar cargas e pessoas ao mesmo tempo. Porém nos últimos anos, virou um termo generalizado pelo mercado para identificar os chamados utilitários esportivo.

Os carros utilitários tem o propósito de sua designação, embora uma parte jamais será usada para meios comerciais. Ou seja, sua montagem interna permite tanto  o transporte de cargas e encomendas, mas também pessoas. Um exemplo clássico é a Volkswagen KOMBI.

Mesmo nas versões de passageiros, os bancos podiam ser retirados para abrir espaço para cargas, deixando o veículo mais versátil e ampliado. Da mesma forma  especificamente comercial. As picapes também são utilitários, assim como vans, multvans e caminhões leves.

Origem

Desde que a Scania lançou seu primeiro caminhão em 1902, veio se tornando a necessidade de levar pessoas e fazer negócios ao transportar também encomendas e cargas diversas. Primeiro caminhão da Scania parecia uma carroça, porém com motor.

O exemplo de utilitário acaba sendo criado com o Ford T. Que comemora seus 112 anos, gerou em 1917 um caminhão pequeno. Com  o tempo surgiram as picapes com caçambas fechadas, que deu inicio aos furgões modernos. Estes também são carros utilitários, porém com o foco comercial.

E com o passar dos anos tivemos as melhorias e outros modelos, o mercado americano alterou o termo “SUV” para “Sport Utility Vehicle”, fazendo modelos mais familiares e menos comercial,  Ford Explorer é um grande exemplo disto.

Já no século XXI, o termo “SUV” acabou sendo visto pelo mercado com um veículo com dupla utilidade, no caso para transportar pessoas ou mercadorias, isso é um veículo UTILITÁRIO.

TEL: (12) 3426-5105

E-mail: mercopecas_adm@terra.com.br

Av. Des. Paulo de Oliveira Costa, 782 - Centro, Taubaté / SP


Comentários

Chame no Whatsapp