PESQUISA DO NUPES Economia

Mulheres têm menor taxa de desemprego em relação aos homens em Taubaté

Resultado se deve ao fato da crise no setor industrial, local com mais trabalhadores do sexo masculino, aponta pesquisa; desemprego cresceu em 12 meses


Em 07/06/2017 16:25 por redação/ Guia Taubaté


Mulheres têm menor taxa de desemprego em relação aos homens em Taubaté
Setor de serviços e comércio cresceu com a queda industrial (FOTO: Arquivo Guia Taubaté)

O Núcleo de Pesquisas Sócio-Econômicas (Nupes) da Universidade de Taubaté (Unitau) divulgou na última semana, os dados da Pesquisa de Ocupação Renda e Escolaridade (PORE) em Taubaté, no período de abril de 2016 e abril de 2017. Foram entrevistados 624 moradores de 187 domicílios no mesmo mês.

A taxa de desemprego que era de 22,20%no último ano, saltou para 23,03% neste. Essa é a maior taxa de desemprego registrada desde 2005, quando a pesquisa começou a ser desenvolvida.

O fator positivo é que os números, a partir de 2017, começam a apresentar uma pequena desaceleração.

Pela primeira vez, as mulheres apresentaram menor taxa de desemprego em relação aos homens. Segundo os pesquisadores, esse resultado se deve ao fato de que os homens têm maior ocupação no setor industrial, que é o que mais sofre com a crise dos últimos três anos. Já as mulheres ocupam, em sua maioria, setores de serviços e comércio, que crescem por causa da queda industrial.

Outro fato curioso apontado pela pesquisa é o aumento do nível de desemprego, que subiu entre as pessoas com escolaridade de nível superior e que diminuiu entre aqueles que têm apenas o Ensino Fundamental. Além disso, os dados apontam que o número de jovens desempregados com idade de até 24 anos é praticamente o dobro em relação àqueles com idade acima de 24.

Por fim, a pesquisa mostra que, mesmo com a crise, o setor com melhor remuneração na cidade é o industrial, seguido de comércio, serviços e construção civil. Assim como apresenta o fato de que o salário nominal teve um aumento de 2,56%, inferior à inflação, que já chega a 4,08%, segundo o IPCA/IBGE. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais