REGIÃO DE TAUBATÉ Economia

Páscoa aumentou empregos no varejo em abril, mostra pesquisa

Estudo revela que apenas setores de supermercados e farmácias apresentaram crescimento no número de trabalhadores formais


Em 28/06/2017 19:10 por redação/ Guia Taubaté


Páscoa aumentou empregos no varejo em abril, mostra pesquisa
Supermercados tiveram aumento de vagas de emprego no mês de abril (FOTO: Divulgação)

Um estudo realizado pela FecomercioSP e divulgada pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) mostra que, em abril, o comércio varejista da região de Taubaté abriu 92 postos de trabalho, com 3.075 admissões contra 2.983 desligamentos.

Em 12 meses, foram extintos 1.099 empregos com carteira assinada. O número, segundo o sindicato, é um recuo, na comparação com o mesmo mês em 2016, de 1% do estoque total.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo, elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Das nove atividades analisadas, apenas os setores de supermercados (2,6%) e farmácias e perfumarias (0,6%) apresentaram crescimento no número de trabalhadores formais em abril na comparação com o mesmo mês de 2016. Por outro lado, as atividades que registraram os maiores recuos foram concessionárias de veículos (-7%), materiais de construção (-4,8%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-4,2%).

O Sincovat creditou o período de Páscoa como motivo para o bom desempenho de contratação em supermercados da região.

Presidente do sindicato, Dan Guinsburg acredita que o saldo de empregos siga oscilando no segundo semestre e credita a instabilidade política e econômica a isso. “A tendência é que o segundo semestre apresente melhoras, mas tudo vai depender do momento político-econômico. Tudo muda muito rapidamente a cada novidade nesse cenário – a confiança do consumidor, as expectativas dos empresários, os investimentos. Esperamos uma estabilidade maior para que as vendas aumentem e, consequentemente, os empregos”, explica Dan. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais