UM DOS MAIS VENDIDOS Economia

Volkswagen anuncia produção exclusiva do Gol na fábrica de Taubaté

Modelo teve o seu modelo número 8.000.000 produzido na planta do Vale do Paraíba; medida prevê chegada de carros como Novo Polo e o Virtus ao mercado brasileiro


Em 05/07/2017 17:21 por redação/ Guia Taubaté


Volkswagen anuncia produção exclusiva do Gol na fábrica de Taubaté
Montadora bateu a marca de 8 milhões do modelo Gol com um veículo produzido na fábrica de Taubaté (FOTO: Divulgação)

O carro mais vendido e exportado da história do mercado brasileiro foi destaque em um evento realizado na manhã desta quarta-feira, 5 de julho, na fábrica da Volkswagen em Taubaté. Com a presença do presidente da montadora no Brasil, David Powels, foi anunciada a marca recorde de 8 milhões do modelo Gol produzidos no país, além de mudanças logísticas na produção desse modelo.

Lançado em maio de 1980, o Gol teve o seu número 8.000.000 produzido na planta de Taubaté, com um modelo da linha Track, na cor branca. Desses, 6,6 milhões foram comercializados no mercado nacional e 1,4 milhão de unidades foram exportadas para mais de 60 países.

Apesar da marca recorde, o Gol terá sua produção reduzida no país. No mesmo evento em que anunciou a marca histórica, a Volkswagen revelou que o modelo será produzido exclusivamente na fábrica de Taubaté. A fabricação era compartilhada desde o lançamento, com a unidade de São Bernardo do Campo.

Mesmo com o fim da montagem do veículo no ABC Paulista, a fábrica localizada no Vale do Paraíba não terá um aumento na produção do Gol. Com isso, a produção do modelo diminuirá e a média de 460 carros montados em Taubaté permanecerá, sem a necessidade de contratação de novos funcionários.

Com o fim da produção do GOL, a unidade da Volks em São Bernardo do Campo abre espaço para as montagens do Novo Polo e do sedã Virtus. A expectativa é que a nova linha do Polo chegue ao mercado ainda em 2017 enquanto o outro carro – novidade da montadora alemã no Brasil – seja lançado em 2018.

Histórico de liderança no mercado
O Gol permaneceu líder de vendas no mercado brasileiro até 2013. Após o surgimento de veículos como o Ônix, da Chevrolet, e o HB20, da Hyundai, o hatch da Volkswagen caiu no ranking dos mais vendidos.

Dentro da montadora alemã, o modelo – um dos mais tradicionais da Volks – perdeu espaço nos últimos anos para o Up! – que também é produzido em Taubaté -  e deve perder ainda mais com a chegada da nova geração do Polo. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais