EDUCAÇÃO Educação

Edital do Simube 2018 é publicado pela Prefeitura de Taubaté

Inscrições serão abertas a partir do dia 26 de fevereiro, e podem ser realizadas até o dia 9 de março


Em 20/02/2018 11:37 por redação/Guia Taubaté


Edital do Simube 2018 é publicado pela Prefeitura de Taubaté
Edital foi publicado no Site da Prefeitura de Taubaté (FOTO: Reprodução)

A Prefeitura de Taubaté publicou o edital do Simube (Sistema Municipal de Bolsas de Estudo) para os cursos de graduação e técnico profissionalizante para 2018.

O candidato deve comprovar residência e/ou domicílio no município de Taubaté, no mínimo, nos últimos 5 anos; estar matriculado em curso oferecido pelas instituições de ensino cadastradas junto ao Conselho de Administração do Fundo Municipal de Bolsas de Estudo e ainda não ter concluído nenhum curso de graduação e/ou técnico profissionalizante, para que seja garantida a sua participação no processo seletivo.

A bolsa não será concedida ao candidato que tem outro auxílio parecido, como bolsas pesquisa, iniciação científica, monitoria, seguros adicionais de qualquer natureza, financiamento estudantil – FIES e convênios.

Os candidatos que foram beneficiados coma bolsa nos últimos cinco anos também não poderão se inscrever, a menos que tenham sido contemplados com bolsa de estudo para médio/técnico profissionalizante. Não será permitido ainda, a inscrição para mais de uma instituição de ensino. A renda familiar do candidato não poderá exceder a cinco salários mínimos vigentes.

Modalidades
A bolsa custeio é destinada aos alunos classificados entre os maiores índices de carência, que podem receber uma bolsa de estudos nos valores entre 25% e 100% da mensalidade, não sendo obrigatória a restituição ao fundo. Somente 20% do montante destinado ao fundo é encaminhado para essa modalidade.

Para concorrer à essa modalidade, é necessário que o candidato comprove ter cursado o ensino médio em uma escola pública, ou ter cursado todo, ou parte do ensino médio em escola particular, com bolsa de no mínimo 50% de desconto.

Já na modalidade financiamento, o beneficiado firma contrato afirmando o compromisso de restituição ao Fundo Municipal de Bolsas de Estudo dos valores após o término do curso, sendo possível chegar a 100% de financiamento. Para os estudantes dos cursos de Saúde, Educação e Serviço Social (Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Licenciaturas, Biologia e Educação Física), nessa modalidade o fundo do Simube poderá abater o saldo devedor consolidado dos estudantes que querem se integrar a projetos da administração municipal.

Na bolsa estágio, o candidato realiza estágio não remunerado, com 4 horas diárias de atividades nas Secretarias Municipais, sendo beneficiado com a bolsa integral.  Os interessados a essa modalidade podem requerer o benefício pra os dois últimos anos de duração do curso.

Funcionários municipais também podem ser beneficiados por meio da bolsa servidor, desde que tenham passado pelo estágio probatório, que garante 50% de benefício, sem ressarcimento no futuro.

Há ainda a bolsa para pessoas com deficiência, que poderá participar desde que comprove sua deficiência com um laudo atualizado, emitido por um profissional habilitado. Assim, o bolsista é dispensado do ressarcimento futuro.

Inscrição
A ficha para inscrição estará disponível no site da Prefeitura a partir do dia 26 de fevereiro, às 8h, podendo ser preenchida até às 17h do dia 9 de março. Após ser preenchida, a ficha deve ser impressa, e o candidato precisa juntar toda a documentação comprobatória exigida no edital.

Após o período de inscrições, a documentação será conferida pela instituição de ensino e o Conselho de Administração do Fundo Municipal de Bolsas de Estudo e os candidatos serão classificados de acordo com o índice de carência.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais