MUDANÇA Mobilidade

Transição do transporte complementar tem início nesta segunda

Operadores que não eram habilitados no processo de licitação tiveram até o último domingo para encerrarem suas atividades no Tctau


Em 19/02/2018 10:31 por redação/Guia Taubaté


Transição do transporte complementar tem início nesta segunda
O Tctau funcionará em escala especial durante 90 dias (FOTO: Mário Pereira / Arquivo Guia Taubaté)

A partir desta segunda-feira, dia 19, se inicia o período de transição do transporte complementar em Taubaté. Os operadores do Tctau que não foram habilitados no processo de licitação precisam ter encerrado suas atividades no último domingo, dia 18.

Durante 90 dias, o Tctau vai funcionar em escala especial, com 40 vans que já operam no sistema, ainda em concorrência com a ABC Transportes, empresa responsável pelos ônibus circulares no município.

Já a ABC Transportes reforçará o atendimento nas linhas que não serão operadas pelo Tctau com o aumento do número de veículos. O reforço irá gerar de 5 a 16 partidas a mais no dia, e até 18% de aumento nas viagens programadas. A empresa ainda contratou mais cobradores, motoristas e um fiscal para este período.

Os horários de atendimento da ABC estão disponíveis no site da empresa desde o último domingo, dia 18.

No edital e no contrato do transporte complementar já estava previsto este período de transição, o que garante aos permissionários, um determinado prazo para a adequação ao sistema.

Eles passarão por treinamentos, farão a troca dos veículos, instalação do validador na catraca, instalação de GPS e implantação do elevador para pessoas com deficiência durante este período de 90 dias.

Ainda nesta segunda, será intensificada a fiscalização do transporte, além de aqueles que não foram homologados na licitação do transporte complementar, estarão sujeitos às ações de fiscalização e sanções previstas em um decreto municipal, que prevê multa de mil vezes o valor da tarifa atual e apreensão do veículo.

Segundo a Prefeitura, a previsão é de que o sistema esteja funcionando completamente a partir do início do segundo semestre de 2018, quando haverá também uma remodelação das linhas operadas pela ABC Transportes.

A gestão municipal reforça para que denúncias e reclamações sobre o transporte público sejam feitas por meio do telefone 156.

Confira abaixo as linhas que o Tctau irá trabalhar durante os 90 dias:

Linha 06 – Marlene Miranda / Rod. Velha

Linha 07 – Vl. Aparecida / Rod. Velha

Linha 10 – Chácara Silvestre / Pq. 3 Marias

Linha 12 – Pq. Sabará / Rod. Velha

Linha 13 – Gurilândia / Quiririm

Linha 14 – Gurilândia / Santa Tereza

Linha 19 – São Gonçalo / Rod. Velha

Confira abaixo as linhas que receberão reforços da ABC Transportes:

Linha 05 – Cidade de Deus / Vl. São Geraldo

Linha 08 – Pq. Aeroporto / Jd. América

Linha 18 – Distrito Industrial / Chácara Flórida.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais