DICAS DE ESPECIALISTA Saúde

Hospital Regional faz alerta no Dia Mundial do Sono

Médico otorrino orienta que celular seja evitado antes do sono; confira essa e outras dicas


Em 21/03/2018 15:15 por redação/Guia Taubaté


Hospital Regional faz alerta no Dia Mundial do Sono
Especialista afirma que celular deve ser evitado antes do sono (FOTO: Divulgação)

O Hospital Regional do Vale do Paraíba aproveitou a comemoração do Dia Mundial do Sono, neste 21 de março, para alertar a população sobre a importância do sono e como ele é visto hoje em dia. Segundo o HR, a mobilidade do celular e o acesso às mídias sociais podem estar afetando essa relação.

Em 2017, o Ambulatório de Otorrinolaringologia do HR obteve 3.178 consultas, dessa gama de pacientes, pelo menos 10% afirmaram ter problemas com a falta de sono. Cientificamente, o ideal é que uma pessoa durma em torno de 8 horas por dia, o que muitas vezes não acontece, como comenta o Coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia do HR, Dr. Luciano Vilela. “Normalmente o sono é visto como algo secundário em nossa vida, as pessoas têm a impressão que dormir as faz perder tempo”.

Sobre o uso do celular, o médico orienta que não seja feito nos momentos que antecedem o sono. “As pessoas aderiram ao uso do celular, mas não sabem lidar com o excesso de informação que vem dele. Em 10 minutos acessando as mídias, por exemplo, somos ‘bombardeados’ por um excesso de informações e emoções, fazendo com que a pessoa durma agitada e não realize as etapas necessárias para uma boa noite de sono”, pontua.

Durante o período de sono, o organismo realiza funções importantes, como o fortalecimento dos sistemas imunológico e neurológico, recuperação dos tecidos, tão conhecida dos esportistas, além da síntese proteica na digestão e liberação de hormônios.

O médico explica que o sono é dividido em 4 fases e, se você dorme pouco ou com pouca qualidade, não atinge essas fases e fica cansado durante o dia. “A falta de qualidade no sono traz vários riscos para a saúde e, além disso, aumenta o risco de acidentes de trabalho e de trânsito”.

Confira outras dicas passadas pelo HR:

- Evite utilizar o celular antes de ir dormir;
– Faça refeições leves antes de dormir, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagere nas quantidades;
– Evite ingerir líquidos com cafeína, como café ou chá preto, e refrigerantes derivados da cola, essas substâncias possuem características estimulantes e podem prejudicar o sono;
– Evite dormir com a TV ligada, isso impede que você chegue à fase de sono profundo;
– Apague todas as luzes;
– Feche bem as janelas para não ser acordado pela luz da manhã;
– Evite levar trabalho para a cama e ler livros estimulantes;
– Escolha colchões confortáveis e silenciosos;
– Evite o celular e relógios na cabeceira da cama;
– Um banho quente ajuda a relaxar antes de dormir;
– Praticar exercício regularmente melhora as condições do organismo, mas evite fazer ginástica até duas horas antes de deitar.
– Não durma com fome. Beba um copo de leite morno antes de ir para a cama, o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina – substância envolvida no processo de sono;
– Caso tenha insônia, evite ficar na cama forçando o sono. Levantar e procurar uma atividade até o sono voltar é a melhor solução.
– Cuidado com líquidos antes até mesmo durante a noite, já que a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais