GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)

Sessão solene comemora aniversário de Mazzaropi


Vereadores estiveram no Museu mantido em homenagem ao artista

Sessão solene comemora aniversário de Mazzaropi Evento aconteceu no Museu Mazzaropi (Foto: Divulgação/ CMT)
Publicado em 12/04/2018 18h49
por redação/ Guia Taubaté

Na última quarta-feira (11), a Câmara de Taubaté realizou sessão solene para comemorar o dia do cineasta Amacio Mazzaropi. O evento, que aconteceu no Museu Mazzaropi, sob a presidência de Nunes Coelho (PRB), teve discurso oficial apresentado por Alexandre Vilela (PTB).

Mazzaropi nasceu em São Paulo em 1912, mas escolheu Taubaté para servir de cenário para suas obras. É lembrado pela criatividade no cinema e na música e também por despertar no país, por meio de seus filmes, o sentimento de brasilidade, ao retratar pessoas simples, linguajar popular e cenários campestres. O cineasta morreu em 1981, também em São Paulo.

Durante o tempo em que morou em Taubaté fez muitos amigos, entre eles, o advogado Luiz Homero da Silva, que foi apresentado ao cineasta pelo músico Elpídio dos Santos em 1960. “Foi uma amizade sincera, pura e cordial. Mazzaropi era um homem de caráter, sério, inteligente, que pensava como os grandes economistas”, recorda-se Luiz Homero, convidado para a cerimônia.

“Em 1969 Mazzaropi pediu que a gente escrevesse parte de um júri, que ele precisava para um filme. Rabiscamos alguma coisa, e no dia da filmagem, o ator responsável pela defesa da filha, que era a atriz Patrícia Mayo, então considerada assassina, não veio. Mazzaropi falou para eu fazer o papel, e aí vem o tema da noite de hoje: as aventuras de Mazzaropi, que são as aventuras que ele passou e nos fez passar. Botei a beca, o maquiador passou rouge em mim, e fizemos o filme ‘Uma pistola para o Djeca’. Com isso me tornei imortal”, contou Homero.

De acordo com Homero, o cineasta tinha momentos de tristeza, porém, o valor que ele dava ao ser humano superava esse sentimento. “Ajudava muitas pessoas, ia ao circo de amigos que estavam à beira de falência, fazia shows e dava a bilheteria para o dono do circo, porque foi dali que ele veio.”

continue depois da publicidade Publicidade

O diretor do Instituo Mazzaropi, João Roman Neto, afirmou que Mazzaropi e outros gênios taubateanos, como Monteiro Lobato e Fêgo Camargo, amavam a vida, e esse é o maior ensinamento que deixaram. “Viva a vida, a gente está aqui, vivenciando uma história, e vamos continuar fazendo isso intensamente!”

Participaram da sessão os vereadores Boanerge (PTB), Dentinho, Rodson Lima Bobi e Orestes Vanone, do PV, Douglas Carbonne (PCdoB), Gorete (DEM), Graça (PSD), Guará Filho (PR), Jessé Silva (SD), João Vidal (PSB), Loreny (PPS), Neneca Luiz Henrique (PDT), Noilton Ramos (PSL), Rodrigo Luis Digão (PSDB) e Vivi da Rádio (PSC), além dos ex-vereadores Celinha Marques, Luizinho da Farmácia e Pollyana Gama.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Barril do Zé Bigode
Bares e Espetinhos

Barril do Zé Bigode

Serviço em porções, bebidas e jantares.

(12) 97402-...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias