FOCAU Educação

Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unitau criam grupo de fotografia

Focau foi criado após conversa entre estudante que é fotógrafo profissional e um professor do departamento


Em 12/06/2018 19:10 por redação/ Guia Taubaté


Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unitau criam grupo de fotografia
Alunos realizam viagens pelo Vale Histórico fotografando palacetes, fazendas e diversas construções centenárias (FOTO: FOCAU)

Um grupo de alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (Unitau) formaram no fim de 2017 o grupo de fotografia Focau (Fotografia do Curso de Arquitetura e Urbanismo). O objetivo, segundo os estudantes, é fotografar construções para elaborar projetos e exposições.

O docente responsável pelo projeto é o professor Ademir Pereira dos Santos, que explica a relação da fotografia com o curso. “O estudo da fotografia faz parte da formação do arquiteto. São muitas aplicações em que a fotografia está envolvida e define até o perfil do futuro arquiteto”, afirmou.

Fazem parte do grupo os alunos Daniel Guinsburg, Michele Boche, Paulo Moreira, Maria Eduarda Porto, Júlia Saturno, Elias Souza e Cai Wanyi.

A Focau surgiu quando o aluno Daniel Guinsburg, que é fotógrafo profissional, apresentou suas fotografias ao professor Ademir e juntos pensaram em criar o grupo.

Os trabalhos tiveram início com ensaios fotográficos e fotografias das palestras e cursos realizados no Departamento. Neste ano, o projeto começou a ter um novo formato. O grupo realizou viagens para as cidades do Vale Histórico para fotografar prédios com estilo marcante da época colonial, como os palacetes, casarões dos antigos fazendeiros de café e estações de trem.

As viagens são realizadas a cada um mês e meio e tem como objetivo criar um acervo fotográfico e despertar no aluno o interesse em estudar a História, além de aprender Arquitetura não somente por meio de imagens que estão nos livros. “Quando você quiser fazer um detalhe igual ao de um local, você já sabe ler aquilo”, afirma o Professor.

O material fotografado nas viagens será exposto na Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semau) e, futuramente, será inscrito como artigos e projetos de iniciação científica. “Queremos fazer projetos como os de Sebastião Salgado e Araquém Alcântara, só que eles são fotógrafos profissionais, e nós somos arquitetos. Dentro da profissão arquiteto, cada um vai ter o seu projeto de fotografia”, revela o professor Ademir.

Não só alunos de Arquitetura, mas de qualquer Departamento podem frequentar o grupo. A Focau realizará a última viagem com a temática do Vale Histórico no mês de agosto, para as cidades de Queluz, Cruzeiro e Cachoeira Paulista. Os alunos interessados em participar do grupo devem procurar os integrantes ou as redes sociais da Focau no Facebook e no Instagram.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais