SOLICITAÇÃO DE VEREADORES Politíca

Câmara debate criação de Conselho de Igualdade Racial

Encontro foi solicitado pelo vereador Neneca, que propôs ao fim uma comissão para fomentar outros estudos


Em 11/06/2018 14:54 por redação/ Guia Taubaté


Câmara debate criação de Conselho de Igualdade Racial
Sônia Ribeiro utiliza a tribuna da Câmara durante o debate sobre a criação do Conselho (FOTO: Divulgação/ CMT)

A Câmara de Taubaté debateu na última semana, a criação de um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento foi solicitado pelos vereadores Jessé Silva (SD) e Neneca (PDT).

Estudiosa da sociedade negra em Taubaté, Sônia Maria Pereira Ribeiro explicou que o Conselho que se propõe criar tem por finalidade estabelecer políticas públicas para promover a igualdade racial, combater o racismo e discriminação e reduzir as desigualdades raciais.

“Ninguém pense que o Conselho vai acabar com o racismo, seria um passe de mágica! Mas acredito que é missão do Conselho atuar fortemente nessa área por meio de ações e propostas, porque alguma coisa tem que ser feita. Já passamos da época do simbólico, temos que ter ações”, disse Sônia.

Segundo ela, a origem do preconceito para com o negro remonta ao período pós-abolição, pois não houve integração do negro na sociedade. Ela também apresentou números do censo de 2010 do IBGE, demonstrando que, no Brasil, os negros correspondem a 70,8% das pessoas em situação de extrema pobreza, e que a chance de um jovem negro ser assassinado é três vezes maior que a de um jovem branco.

Outra que esteve presente na Câmara foi Solange Cristina Barbosa, coordenadora de atividades do Centro Afro-Brasileiro e Biblioteca Zumbi dos Palmares. Ela acrescentou que 25% da população de Taubaté se autodeclaram negros ou pardos. “Isso representa quase 70 mil pessoas, que têm dificuldade de acesso à educação e não têm respeitadas as condições de saúde. O povo negro precisa se apropriar do conhecimento e entender a importância desse Conselho, que é onde a gente vai discutir, vai ter voz”.

O defensor público Ricardo Gabriel Gomes Pedreira explicou o papel da Defensoria na promoção do acesso à Justiça e disse que cabe não só ao negro, mas toda a população conhecer e cobrar direitos. “A partir do momento que tivermos cidadãos que conheçam e saibam exigir seus direitos, a sociedade vai melhorar”.

Representando a unidade de Taubaté da Ordem dos Advogados do Brasil, Henrique Dalestre ressaltou a função do Conselho da Promoção, mas frisou que é necessário tirar a ideia do papel e coloca-la na prática.

Além deles, participaram do debate a engenheira florestal Flavia Ramos e o ex-assessor parlamentar Antonio Carlos.

Ao fim dos trabalhos, o vereador Neneca propôs a criação de uma comissão para fomentar outros estudos. Participaram dos debates os vereadores Douglas Carbonne (PCdoB), Loreny (PPS) e Vivi da Rádio (PSC), além do ex-vereador Joffre Neto e munícipes.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais