DIAS 29 E 30 DE JUNHO Cultura

Teatro Móvel Solar é atração na Praça Santa Terezinha

Além das peças, o projeto realiza diversas atividades gratuitas, como oficinas, visitas às escolas e cortejos


Em 28/06/2018 18:37 por redação/Guia Taubaté


Teatro Móvel Solar é atração na Praça Santa Terezinha
Iluminação cênica é captada pela energia do sol (FOTO: Divulgação / PMT)

A Praça Santa Terezinha recebe nesta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30, o contêiner do Teatro Móvel Solar.

Segundo a Prefeitura, durante os espetáculos, o projeto realiza atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

O contêiner funciona como um palco itinerante, e é equipado com ferramentas que captam a energia do sol na estrada, e a transforma em iluminação cênica. Ele foi inspirado nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos.

A gestão municipal informou ainda que o projeto possui 10 anos, e já foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades. As peças são realizadas pelo Grupo de Teatro Aberto, da BERTHI Produção e Arte e do governo do Estado de São Paulo

Confira abaixo a programação completa:

Dia 29 de junho - sexta-feira: A chegança dos artistas

9h às 16h30: Cortejo de chegança dos artistas nas escolas. A Caravana Teatro a Bordo se reúne com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

17h: Cortejo de chegança dos artistas na praça

Dia 30 de junho – sábado: As apresentações na praça

16h: Oficina “Confecção de Bonecos Brincantes” (duração de 60 minutos). Os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina. Com Edivaldo Costa, Juliana Lima e Cida Cunha.

17h: Teatro “Sessão solene: a princesa e o gigante” (duração 40 minutos).  Dois amigos divertem a plateia com fatos e personagens do imaginário popular e contam a saga de uma princesa que encontrou um gigante. Com Douglas Zanovelli e Leo Porto.

18h: Apresentações de artistas da cidade 

19h: Vídeo

19h30: Teatro “De sol a sol” (duração 60 minutos). Um misto de ficção e realidade conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. Com Douglas Zanovelli, Edivaldo Costa, Juliana Lima e Leo Porto.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais