PESQUISA DO SINCOVAT Economia

Comércio varejista da RMVale tem alta nas vendas do mês de abril

Pesquisa mostra melhora em setores como concessionárias de veículos e materiais de construção


Em 23/07/2018 17:32 por redação/Guia Taubaté


Comércio varejista da RMVale tem alta nas vendas do mês de abril
Setor de venda de veículos teve aumento nas vendas (FOTO: Arquivo / Guia Taubaté)

O Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) divulgou nesta segunda-feira (23) uma pesquisa realizada em abril, que mostra um aumento do faturamento real do comércio varejista da região metropolitano do Vale do Paraíba em R$ 2,6 bilhões. O número representa um crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre as nove atividades analisadas pelo estudo – realizado pela FecomercioSP – oito tiveram crescimento nas vendas em comparativo a abril do ano passado, com destaque para o item “outras atividades” (28,5%); “concessionárias de veículos” (19,8%); e “materiais de construção” (18,8%). Somados, esses setores contribuíram com 10,5 pontos percentuais para o desempenho geral.

Por outro lado, nos setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados houve queda de 5,4%. Em queda também aparece “eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos”, com 1,3% no mesmo período.

O presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, atribui o bom momento do varejo até abril, por conta de três variáveis consideradas por ele ‘determinantes do consumo’: a inflação, o emprego e o crédito. Entretanto, ele afirma que a melhoria deve ser observada com atenção a partir de maio, quando os impactos da paralisação dos caminhoneiros refletiram de maneira ‘sensível’ na percepção dos consumidores.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais