SAÚDE E BEM ESTAR Saúde

Exagerou nas festas de fim de ano? Conheça a dieta detox

Confira dicas para conseguir se desintoxicar das muitas comidas e bebidas ingeridas no Natal e Ano Novo


Em 01/01/2019 10:10 por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)


Exagerou nas festas de fim de ano? Conheça a dieta detox
Alimentação saudável é uma das opções para desintoxicar dos exageros das festas de fim de ano (FOTO: Pixabay)

As festas acabaram e um novo ano se inicia. Para aqueles que exageraram um pouco nas bebidas e comidas de fim de ano, o recomendado é desintoxicar para um melhor funcionamento do organismo.

A palavra ‘detox’ (detoxificação) é um conjunto de estratégias para ajudar o corpo a funcionar melhor e eliminar as toxinas. A dieta também contribui para o bom funcionamento intestinal, a diminuição da retenção de líquidos, a aceleração do metabolismo, sensação de saciedade, entre outros benefícios.

Nutricionistas recomendam que aqueles que desejam melhorar o funcionamento corporal e investir na saúde, é necessário ingerir alimentos integrais e de grãos como quinoa, arroz integral, grão de bico, lentilha, ervilha, soja, etc.

Além disso, frutas, legumes, verduras, peixes chás e alimentos termogênicos podem ser os melhores amigos daqueles que desejam entrar na dieta detox. Confira algumas dicas:

Água
Apesar de ser vista apenas para hidratar, a água ajuda a eliminar toxinas e resíduos do corpo, que faz com que ele funcione de forma eficiente. O recomendado é ingerir no mínimo oito copos por dia.

Exercícios
A atividade física auxilia na diminuição do tempo que o alimento permanece no intestino grosso. Exercícios aeróbicos aceleram a respiração e os movimentos cardíacos, contribuindo para esse processo de eliminar toxinas. Toxinas também são eliminadas pelo suor.

Álcool
Beber muitas bebidas alcoólicas acaba sobrecarregando os órgãos, fazendo com que a ingestão seja tóxica. O corpo possui dificuldade para neutralizar a toxicidade do álcool normalmente, então esse tipo de bebida é proibida durante o processo de desintoxicação.

Bons alimentos
Frutas, legumes, vegetais, carne branca (alguns programas de desintoxicação sugerem eliminar a carne), gorduras boas, grãos e sementes são indicados. Fibras também são excelentes para o organismo. É importante também utilizar de alimentos crus, visto que estes contam com mais nutrientes para preservar vitaminas e enzimas.

Eliminação
Neste período é necessário eliminar a cafeína, a farinha de trigo, o açúcar, as gorduras ruins, enlatados, frios e embutidos do cardápio. Algumas dessas opções são repletas de conservantes, o que afeta a saúde humana.

Prepare a comida
Em uma dieta detox, o importante é preparar sua própria comida, assim, você sabe de tudo o que está nela.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais