SOB NOVO COMANDO Esporte

Renan Dal Zotto é apresentado oficialmente no Vôlei Taubaté

Em entrevista, treinador fala sobre elenco, padrão de jogo, conciliação do trabalho na Seleção e projeto da equipe


Em 26/02/2019 11:11 por redação/ Guia Taubaté


Renan Dal Zotto é apresentado oficialmente no Vôlei Taubaté
Renan Dal Zotto é apresentado ao lado do prefeito Ortiz Junior (à esq.) (FOTO: Divulgação/ Vôlei Taubaté)

O Vôlei Taubaté já está sob novo comando. Nesta segunda-feira (25), a equipe do Vale do Paraíba apresentou oficialmente o técnico Renan Dal Zotto. O treinador da Seleção Brasileira masculina concedeu entrevista coletiva, ao lado do prefeito da cidade, Ortiz Junior.

A experiência no comando do Brasil será importante para o trabalho com o elenco, como o próprio fez questão de destacar: “Já trabalhei com vários jogadores que estão aqui hoje, e tantos outros eu trabalho atualmente na Seleção Brasileira”.

Um dos grandes problemas da equipe na temporada, o padrão de jogo também foi enfatizado pelo novo treinador. “Esses primeiros dias serão fundamentais para nós podermos construir um padrão de jogo para o time. Esse padrão você monta com as ferramentas que você tem, e não com aquilo que eu acho que é o certo. Nesse primeiro momento vai ser muito importante conhecer as potencialidades para poder extrair o melhor de cada jogador”, comentou.

A grande preocupação expressada por torcedores nas redes sociais é com relação a como Renan conciliará o trabalho no Taubaté, sendo também comandante da Seleção. Sobre isso, o técnico destacou um planejamento feito para não ter problemas em nenhum dos dois trabalhos. “Espero ver a equipe de Taubaté na final da Superliga, vamos trabalhar duro para isso. E dois dias depois estarei na Seleção Brasileira, mas não há nenhum tipo de problema nessa sobrecarga de trabalho. Nosso planejamento foi montado para que um trabalho não comprometa o outro. Hoje em dia, é muito comum no mundo todo, técnicos de Seleções também atuarem em clubes”, disse.

Por fim, o ex-jogador fez questão de enfatizar a confiança que tem no projeto apresentado pelo Vôlei Taubaté. “Foi uma decisão importante para mim essa mudança, deixar minha família, etc. Mas se tornou uma decisão tranquila dada a forma com que as conversas entre os gestores do projeto do Vôlei Taubaté e eu se deram. Eles me transmitiram muita segurança, e aposto muito nessa equipe, nesse projeto, e estou animado para começar logo essa caminhada com o Taubaté”, disse.

O novo treinador já comanda os treinos do Taubaté nesta semana, para o duelo da próxima quinta-feira (28), contra o Vôlei Ribeirão, no ginásio do Abaeté. A equipe ocupa a 3ª colocação na Superliga Masculina, com 41 pontos conquistados.

Histórico
Renan Dal Zotto nasceu em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 19 de julho de 1960. Casado com Annalisa Blando Dal Zotto, é pai de Gianluca, de 25 anos e Enzo, de 20.

Como jogador, ele foi um dos principais nomes da chamada “geração de prata”. Defendeu o Brasil em três edições de Jogos Olímpicos, conquistando a melhor colocação em Los Angeles, em 1984, com a medalha de prata.

Ainda como atleta, Renan se destacou no voleibol italiano, onde conquistou 11 títulos, por dois dos principais times do país: Maxicono de Parma e Messaggero de Ravenna. Foi campeão italiano, europeu e mundial de clubes, tendo sido o melhor jogdor estrangeiro do Campeonato Italiano e melhor jogador da Supercopa.

O primeiro trabalho como treinador veio em 1993, à frente do Palmeiras/Parmalat, quando foi vice-campeão da Superliga Masculina e do Campeonato Paulista. Ainda dirigiu o Frigorífico Chapecó-SC e o Olympikus-RJ, antes de se tornar dirigente. Em 2005 a vontade de comandar um time falou mais alto e assumiu o Cimed-SC, onde conquistou quatro títulos da Superliga, em um time que contava com jovens promissores como Bruninho e Lucão. A última experiência como treinador de clubes foi em 2008, à frente do Sisley di Treviso, em que terminou com o título da Supercopa italiana.

Após ser dirigente em diferentes setores da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), assumiu a vaga deixada por Bernardinho no início de 2017. Como treinador da Seleção Brasileira, Renan conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano e na Copa dos Campeões.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais