SAÚDE Saúde

Taubaté registra 110 casos de influenza e 15 mortes no último ano

Município teve aumento de 32,3% de pacientes notificados com a doença em 2018


Em 05/02/2019 12:49 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté registra 110 casos de influenza e 15 mortes no último ano
Cidade atingiu meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde na campanha de 2018 (FOTO: Divulgação/ PMT)

O número de casos de influenza teve um aumento de 32,3% no último ano em Taubaté. Foram registrados 110 casos da doença no município em 2018, entre os quais 47 do vírus H3N2, 31 do vírus H1N1 e 32 do vírus influenza B.

De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica, foram notificadas 15 mortes no ano passado em decorrência da doença, entre os casos, três foram pelo vírus H1N1. Os óbitos por causa do vírus também tiveram aumento de 15%.

A última morte confirmada no município pela doença foi de uma mulher de 59 anos no dia 17 de outubro de 2018. A vítima não tinha se vacinado contra vírus durante a campanha de vacinação contra a doença.

Apesar do aumento de casos da doença em Taubaté, a prefeitura também informou que a cidade atingiu a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde no ano passado, com 63.525 doses aplicadas. Isto representou uma cobertura de 97,69%dos munícipes.

Prevenção
A Prefeitura de Taubaté informou que os dados coletados pelo município são importantes para o monitoramento da influenza em nível mundial. O município é a única Unidade Sentinela da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

A cidade foi escolhida pela Secretaria da Saúde de São Paulo para fazer a coleta de secreção de pessoas que vão procurar atendimento com sintomas que indicam suspeita de influenza.

Todos os anos é realizada a coleta de cerca de 260 pessoas, entre crianças e adultos. Essas secreções são analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, a procura de vírus gripais.

O Estado envia para o Ministério da Saúde, que analisa os resultados e envia para a OMS (Organização Mundial da Saúde), que recebe dados de vários países nos dois hemisférios. Com base nestas informações, a OMS verifica quais os vírus que estão circulando e orientam a composição da vacina de gripe ano a ano.

Além disso, Taubaté dispõe do SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), outra frente de investigação de casos. Cabe ao SVO investigar suspeitas de mortes provocadas por influenza e fazer a coleta do material.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais