AEDES AEGYPTI Saúde

Taubaté confirma 18 casos de dengue no início de 2019

Número de pessoas infectadas aumentou 44% neste ano em relação ao mesmo período de 2018


Em 11/03/2019 10:59 por redação/Guia Taubaté


Taubaté confirma 18 casos de dengue no início de 2019
Durante o mês de fevereiro 18 casos foram confirmados de dengue (FOTO: Divulgação / PMT)

Os números de casos de dengue aumentaram mais de 44% neste início de ano em relação ao mesmo período de 2018. Durante o mês de fevereiro 18 casos foram confirmados de dengue contra 8 casos no ano anterior.

Do total de casos deste ano, 8 são autóctones - contraídos no próprio município - e 10 são importados. A Prefeitura de Taubaté informou que apesar da menor quantidade de casos autóctones, o aumento geral do número de casos confirmados neste início de ano, marcado pelas temperaturas altas e chuvas em abundância, reforça a necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da zika, chikungunya e febre amarela.

A gestão municipal ainda lembrou que a ADL (Análise de Densidade Larvária) de verão, realizada em janeiro, também aponta para riscos de infestação de larvas do mosquito, já que atingiu 4,8 pontos no IB (Índice Breteau). O indicador apresentou elevação em relação ao levantamento do mês de outubro do ano passado, quando chegou a 2,6. Os resultados indicam que todas as regiões de Taubaté estão dentro do risco de epidemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia. Na amostragem de janeiro, a região 4 apresentou o menor indicador, com 1,94. Com IB de 8,74 e 8,24, as regiões 1 e 10 são as que apresentam os maiores indicadores.

Confira os bairros que estão nas regiões indicadas no texto:
Área 1
Bairros: Água Quente, Jardim Jaraguá, Jardim Califórnia, Jardim dos Estados, Vila São Geraldo, Parque Santo Antônio, Jardim Mourisco, Vila Nossa Senhora das Graças, Vila IAPI, Jardim da Luz e Granja Daniel.

Área 4
Bairros: Quiririm, CECAP, Dom Bosco, Bonfim, Novo Horizonte, Chácara Flórida, Jardim dos Pássaros, Jardim Oasis, Piracangaguá e Jardim Santa Tereza.

Área 10
Bairros: Barreiro, São Gonçalo, Quinta das Frutas, Quinta dos Eucaliptos, Sítio Tangará, Sítio Belo Horizonte, Jardim Continental, Estoril, Morada dos Nobres, Chácaras Ingrid, Marlene Miranda, Vila Velha e Chácara Dallas

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais