COMEÇA SEGUNDA Cultura

Prefeitura divulga programação da 17ª Semana Nacional de Museus em Taubaté

Evento vai contar com sarau, exposições, visitas guiadas e exibição de filmes durante os dias 13 e 19 de maio


Em 11/05/2019 15:13 por redação/ Guia Taubaté


Prefeitura divulga programação da 17ª Semana Nacional de Museus em Taubaté
Tradicional evento acontece entre os dias 13 e 19 de maio (FOTO: Divulgação/ PMT)

A 17° Semana Nacional de Museus – SNM acontece entre os dias 13 e 19 de maio em Taubaté. O evento deve contar com sarau, exposições, visitas guiadas aos acervos permanentes dos museus, exibição de filmes e muito mais.

As atividades vão acontecer no Museu Histórico Professor Paulo Camilher Florençano, Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau), Museu da Imigração Italiana de Quiririm, Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato e no Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté (Unitau).

Segundo a Gestão Municipal, o tema deste ano é “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Nesta edição vai ser proposto um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

O evento acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. Em todo o país, 114 instituições de cultura de todo oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. 

Confira a programação

Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano

Av. Thomé Portes Del Rei, 925, Jd. Ana Emília - Taubaté.

 - 16/05 (quinta-feira), às 19h

Sarau - Ação coletiva da Área de Museus de Taubaté para a abertura da XV Mostra de Arte do Vale do Paraíba, Região Serrana e Litoral Norte: Gustavo Lessa canta canções de Leminski, Haicai com as personagens de Monteiro Lobato e Gastronomia tradicional de Quiririm.

- 16/05 (quinta-feira), às 19h 

Lançamento - "Trilha do Saber". Catálogo educativo da Área de Museus para incentivar a visitação e preservar a memória destes patrimônios tradicionais de Taubaté.

- De 17 a 31/05

Exposição - XV Mostra de Arte do Vale do Paraíba, Região Serrana e Litoral Norte.

- De 01 a 31/05

Visitas guiadas ao acervo permanente – Os monitores da Área de Museus recebem os visitantes, explicam a história de Taubaté, apresentam o acervo e informam sobre as obras expostas e seus artistas. Monitoria mediante agendamento.

- De 02 a 31/05

Exposição – Os Figureiros

museu da Imagem e do Som de Taubaté - MISTAU

Av. Tomé Portes Del Rey, 761, Jd. Ana Emília - Taubaté.

- 15/05 (quarta-feira), às 19h 

Exibição de filme - "Princesa Isabel, o despertar da redentora" de Dimas Oliveira.

- 19/04 a 17/05 

Concurso - de fotografia com o tema "Tradições taubateanas: nossa história em fotografias". O tema inclui patrimônios materiais e imateriais integrantes do contexto histórico da cidade e de sua cultura.

- 13/05 a 13/06

Exposição - Mostra fotográfica “Egito, museu a céu aberto”. Retratos da vida do povo egípcio em seus monumentos, costumes, tradições e religiosidade e o contraste com o legado deixado pelas antigas civilizações.

- 13/05 a 13/06

Exposição - Mostra Iconográfica "Princesa Isabel", que contará com a exposição de 50 fotos inéditas da citada princesa.

Museu da Imigração Italiana de Quiririm

Avenida Líbero Indiani, 550 - Quiririm

- 11/05 (sábado), às 15h 

Apresentação - Projeto "Dançando no museu". Tem como objetivo ofertar apresentações da dança, de estilos variados, para aqueles que se interessam em prestigiar essa modalidade de expressão artística.

- 18/05 (sábado), às 15h

Exibição de Filme - Cinema no museu - a arte cinematográfica no espaço público visa exibir filmes do cineasta Amácio Mazzaropi nas dependências do museu em parceria com o Instituto Mazzaropi. Filme "O fofoqueiro no céu".

- 10/05 a 31/05 

Exposição - fotográfica "Quiririm e suas tradições" - Consiste em mostrar as tradições locais como: dança, música, religiosidade, gastronomia e 30 anos da festa de Imigração Italiana de Quiririm.

- 13/05 a 31/05 

Visita mediada - Os monitores do Museu da Imigração Italiana recebem visitantes, apresentam o acervo e contextualizam a História do Casarão e da Imigração no Quiririm.

Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato

Avenida Monteiro Lobato, s/nº , Sítio Do Pica Pau Amarelo - Chácara Do Visconde

- 12/04 a 31/05 

Exposição - "Repintando Lobato - Cores e formas de quem pintava com as palavras", com a participação dos artistas Fabio Scarenzi, Fernanda Nagaroto e Mara Gonçalves.

- 14/05 (terça-feira), das 09h às 17h 

Ação Educativa - "Lobatize-se ou Leminske-se". Seguindo a tradição do alimentar-se, o Sítio oferece ao visitante pequenos textos, frases e pensamentos de Lobato e Leminski dispostos em gamelas e caldeirões do sec. XIX.

- 14 a 17/05, às 10h30 e às 15h30

Visita Mediada - Tradicionalmente o Museu Monteiro Lobato recebe os visitantes com acolhida de educadores qualificados e uma visita mediada pelos tradicionais personagens de Monteiro Lobato.

- 18 e 19/05, às 11h e às 16h 

TEATRO - A turma do Sítio do Picapau Amarelo levará o público numa viagem fantástica através do espaço, brincando com a tradição de observar as estrelas.

Departamento de Ciências Sociais e Letras – Unitau

Rua Visconde do Rio Branco, 22 – Centro

- 13/05 (segunda-feira), às 19h

Palestra: Prof. Dra. Rachel Duarte Abdala “O Museu e o tempo: interfaces entre espaço cultural, tempo, culturas e possibilidades de ações e de futuros”

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais