RECÉM-NASCIDO Saúde

Taubaté tem segunda morte por H1N1 confirmada

Bebê faleceu no mês passado; exames realizados pelo instituto Adolfo Lutz deram positivo para doença


Em 28/06/2019 10:57 por Redação/ Guia Taubaté


Taubaté tem segunda morte por H1N1 confirmada
Campanha de vacinação contra a doença terminou no dia 31 de maio (FOTO: Divulgação/PMT)

Um recém-nascido morreu em decorrências das complicações do H1N1 em Taubaté. Esta é a segundo morte por gripe no município em 2019. Antes, um bebê de 1 ano já tinha sido vítima da doença.

De acordo com a Prefeitura de Taubaté, o menino faleceu no dia 22 de maio e os exames realizados pelo instituto Adolfo Lutz deram positivo para H1N1. Existem atualmente sete mortes suspeitas em investigação pela Vigilância Epidemiológica. Outras nove mortes foram descartadas. Até agora foram confirmados 22 casos de influenza no município.

No mesmo período do ano passado, Taubaté havia registrado nove mortes pela doença. Até dezembro de 2018, o número de mortes confirmadas por influenza aumentou para 15.

A gestão municipal ainda alertou para os cuidados necessários no início do inverno, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, manter ambientes ventilados, entre outros.
Técnicos da Vigilância Epidemiológica também realizaram reuniões com representantes de hospitais e unidades de urgência e emergência de Taubaté com o objetivo de reforçar os protocolos de atendimento dos pacientes e notificações de casos. Igrejas, lideranças comunitárias, sindicatos, clubes de serviço e demais entidades também devem receber nos próximos dias comunicados reforçando o alerta e a necessidade de cuidados.

Em caso de sintomas de gripe, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais