SEGUNDO A PREFEITURA Serviços

Maria Fumaça deve voltar a funcionar até o fim do ano no Parque do Itaim

Locomotiva passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão; servidores municipais serão treinados para condução


Em 16/07/2019 20:09 por Redação/ Guia Taubaté


Maria Fumaça deve voltar a funcionar até o fim do ano no Parque do Itaim
Maria Fumaça chegou ao Parque do Itaim em 2004 (FOTO: Divulgação/PMT)

O Parque do Itaim deve retomar até o final deste ano, as operações da Maria Fumaça. Isso é o que anuncia a Prefeitura de Taubaté, que prepara uma equipe para funcionamento da locomotiva.

Segundo a administração municipal, três servidores devem passar os próximos meses por um treinamento na condução da locomotiva junto aos profissionais da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ).

Antes de entrar em operação, a locomotiva a vapor alemã da marca Linke Hofmann, com ano de fabricação de 1927, passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão e por testes na via férrea.

O treinamento dos maquinistas e o empréstimo da locomotiva foram definidos em maio deste ano por meio de um convênio assinado entre a prefeitura e a EFCJ. Ao término do empréstimo, caberá à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo o translado do equipamento ao Parque do Itaim.

A Maria Fumaça chegou ao Parque do Itaim em 2004, na ocasião de inauguração das instalações. O passeio pelo parque dura entre 15 e 20 minutos. São transportados 140 passageiros distribuídos em dois vagões.

Para a reutilização, a prefeitura promoveu a recuperação dos trilhos após o alagamento de parte do circuito. A recuperação contou com o desassoreamento do rio Itaim.

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais