INFLUENZA Saúde

Taubaté confirma mais duas mortes por H1N1

Óbitos foram registrados em junho, mas confirmados somente neste mês pelo Instituto Adolfo Lutz


Em 10/07/2019 17:55 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté confirma mais duas mortes por H1N1
Cidade teve cobertura de 100,41% na imunização contra a doença em 2019 (FOTO: Barbara Monteiro/ Arquivo Guia Taubaté)

A Prefeitura de Taubaté confirmou nesta quarta-feira (10), mais duas mortes por influenza (H1N1), além de outros 32 casos da doença.

Segundo a administração municipal, a terceira vítima é uma mulher idosa de 75 anos, cujo óbito ocorreu no dia 4 de junho. Os exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz deram positivo para H1N1. A quarta vítima é um homem de 44 anos, cujo óbito ocorreu no dia 15 de junho. Os exames também deram positivo para H1N1.

Até o momento, o perfil epidemiológico mostra prevalência do vírus H1N1 (27 casos), seguido pela Influenza B (4 casos) e apenas um registro do vírus H3N2.

Em comparativo com esse mesmo período em 2018, Taubaté apresenta queda nos casos de óbitos confirmados. Entre janeiro e julho do ano passado, foram confirmadas nove mortes (8 influenza A não subtipado e 1 H1N1), além de 52 casos de influenza.

Investigação
Ainda segundo a prefeitura, existem atualmente cinco mortes suspeitas em investigação. Outras nove mortes foram descartadas.

Em 2019, a cidade teve ampla cobertura na imunização contra a doença, com mais de 100 mil doses aplicadas e uma cobertura de 100,41% em relação aos grupos prioritários.

Cuidados
O alerta agora é para o início do inverno, que exige cuidados redobrados por parte da população.  O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, manter ambientes  ventilados, entre outros.

A Prefeitura de Taubaté ressalta aos munícipes para que não deem crédito para boatos espalhados em redes sociais. A administração orienta para que dúvidas sejam tiradas com um médico ou uma autoridade sanitária.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais