DESTAQUE EM SP Esporte

Taubaté termina Brasileiro de Paratletismo na liderança do quadro de medalhas

Equipe taubateana conquista 17 medalhas e quebra cinco recordes do campeonato


Em 30/09/2019 19:19 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté termina Brasileiro de Paratletismo na liderança do quadro de medalhas
Edneusa de Jesus é a única paratleta da equipe garantida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020 (FOTO: Ronaldo Casarin / Programa EPT)

A equipe dos paratletas do time Programa Esporte Para Todos, de Taubaté, conquistou resultados importantes e terminou na liderança do quadro de medalhas do Campeonato Brasileiro de Paratletismo 2019. O evento foi realizado no último fim de semana, na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Além da liderança no quadro geral, Taubaté se destacou nos resultados individuais, com cinco quebras de Recordes do Campeonato. No total, o time conquistou 17 medalhas, sendo 9 de ouro e 8 de prata. Na classificação final, por pontuação, o Programa Esporte Para Todos terminou na 4ª colocação, entre 132 clubes participantes no campeonato.

O Campeonato Brasileiro foi a última grande competição valendo índices para o Mundial de Paratletismo, que acontece em novembro, em Dubai.

Campeão Panamericano confirmado em Dubai
Da equipe de Taubaté, garantiu vaga no Campeonato Mundial o paratleta Alessandro da Silva. Ele, que compete na classe F11 (para deficientes visuais), conseguiu vaga em duas provas: Lançamento de Disco e Arremesso de Peso. A delegação brasileira embarca para os Emirados Árabes Unidos em 30 de outubro.

Principais Resultados no Campeonato Brasileiro
Nas provas de campo, Alessandro da Silva foi destaque e dominou o Lançamento de Disco e o Arremesso de Peso. Ele venceu ambas as provas com tranquilidade, e já mira a disputa do Mundial.

Quem também brilhou e trouxe duas medalhas de Ouro foi a fundista Edneusa de Jesus, da classe T12, para atletas com baixa visão. No sábado, ela venceu os 1500m. No domingo, ela voltou à pista para os 5000m e novamente levou o Ouro e ainda quebrou o Recorde do Campeonato com a marca de 19min47s80. Edneusa é a primeira paratleta da equipe do Programa Esporte Para Todos que já tem vaga nas Paralimpíadas de Tóquio 2020. Ela disputará a Maratona. A vaga veio após ela vencer a Maratona de Buenos Aires, na Argentina, no último dia 22 de setembro, obtendo o índice para os Jogos.

André Rocha, que voltou a competir na classe F54 após uma polêmica reclassificação antes dos Jogos Parapan Americanos de Lima, foi muito bem no Arremesso de Peso. Ele foi medalha de Ouro com a marca de 8,70m, estabelecendo o novo Recorde do Campeonato nesta classe.

No Lançamento de Club, Rafael Mateus que é o atual Recordista Mundial da prova na classe F31, venceu sem sustos mais uma vez, e sagrou-se Bicampeão Brasileiro, quebrando o recorde do Campeonato com 28,39m.

Entre as mulheres, dois Ouros com quebras de Recorde do Campeonato nas provas de campo: Julyana Cristina  venceu o Lançamento de Disco F57, com 26,18m; e Jaqueline Gonçalves foi a melhor no Salto em Distância T37, com 3,80m.

Próximos desafios
A equipe de Paratletismo de alto rendimento do Programa Esporte Para Todos fechou a temporada de competições nacionais. A equipe volta a competir em janeiro de 2020, na primeira etapa regional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo. Em novembro, o paratleta Alessandro da Silva e o treinador Guto Nascimento, estarão defendendo o Brasil no Campeonato Mundial de Paratletismo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A competição será disputada de 07 a 15 de novembro.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais