VÍCIO Saúde

Caps-AD busca adesões a grupo para tratar dependência de medicamentos

Atendimento é por demanda livre e tratamento inicia após uma triagem, acompanhada por psiquiatra e grupos


Em 16/01/2020 18:18 por redação/ Guia Taubaté


Caps-AD busca adesões a grupo para tratar dependência de medicamentos
Unidade está instalada na avenida Juca Esteves, no Centro (FOTO: Divulgação/ PMT)

Um dos tratamentos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) de Taubaté completa seis anos de atividades em 2020, mas ainda tem número de triagens considerado baixo. Trata-se do grupo de tratamento para pacientes com dependência de medicamentos.

Esses medicamentos são conhecidos como benzodiazepínicos. Entre eles, por exemplo, estão o rivotril, diazepan e alprazolan. O atendimento é por demanda livre e o tratamento inicia após uma triagem, acompanhamento com psiquiatra e grupos.

O grupo pode ser misto, com pacientes adultos e o encontro ocorre uma vez por semana, com duração de uma hora e quinze minutos a uma hora e meia.

Criado em 2014, o grupo possui atualmente 23 pacientes ativos e com três altas por conclusão do tratamento. As altas foram conquistadas com a abstinência do medicamento e mudanças psicossociais. Na maioria dos casos, os relatos são do uso prolongado dos medicamentos (cerca de 18 anos), com diagnósticos predominantes de depressão, ansiedade, insônia e luto. A demanda maior é do sexo feminino e a média da faixa etária varia entre 55 e 58 anos.

O Caps-AD fica na avenida Juca Esteves, nº 184, no centro de Taubaté, e funciona 24 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3632-1368.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais