ATENÇÃO Plantão

Defesa Civil alerta população de Taubaté para chance de fortes chuvas

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção há chance de rajadas de vento e descargas elétricas; acúmulo de chuva também preocupa


Em 16/01/2020 12:41 por redação/ Guia Taubaté


Defesa Civil alerta população de Taubaté para chance de fortes chuvas
Segundo a Defesa Civil, acúmulo de chuva na sexta-feira (17) pode chegar a 110 milímetros (FOTO: Agência Brasil)

A previsão do tempo para o fim da tarde desta quinta-feira (16) e toda a sexta-feira (17) é de chuva e tempo fechado, como indica o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos). Por conta disso, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa alerta a população de Taubaté para a chance de temporais e os acúmulos de chuva.

Segundo o órgão, as chuvas começam no período da tarde desta quinta-feira e podem vir acompanhadas de rajadas de vento de 60 km/h e descargas elétricas. Essa condição se concentra na faixa leste, porém nas demais áreas não são descartados transtornos de forma isolada.

Já na sexta-feira (17), a preocupação da Defesa Civil é com o volume das chuvas, que pode variar entre 80 milímetros e 110 milímetros. Essas condições meteorológicas aumentarão o risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, alagamentos e ocorrências relacionadas com descargas elétricas e vento forte.

Em caso de alguma ocorrência ou problemas ocasionados pela chuva, a orientação é que a Defesa Civil seja acionada pelo telefone 199. O atendimento é 24 horas.

Confira algumas dicas de segurança para o período:

- Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.
- Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.
- Áreas descobertas: Se estiver em locais como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente e procure áreas cobertas e seguras.
- Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas.
- Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.
- Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais