ESTUDO DO SINCOVAT Economia

Comércio da RMVale registra crescimento de 4% nas vendas em 2019

Destaque principal ficou para o mês de dezembro, com melhor desempenho desde 2008


Em 28/02/2020 17:17 por redação/ Guia Taubaté


Comércio da RMVale registra crescimento de 4% nas vendas em 2019
Setor de tecido, vestuário e calçados foi o que apresentou melhor desempenho no último ano (FOTO: Divulgação)

O ano de 2019 foi de aumento nas vendas do comércio varejista da RMVale. Segundo dados divulgados pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), houve um crescimento de 4% em relação ao ano de 2018.

De acordo com os números, os melhores resultados foram apresentados pelas lojas de vestuário, tecido e calçados (13,9%). Destaque positivo também às lojas de materiais de construção (8,8%) e lojas de móveis e decoração (7,3%).

O estudo, realizado em parceria com a FecomercioSP, mostra que, somente em dezembro, as vendas na região apresentaram alta de 3,5% quando comparadas com o mesmo mês de 2018, o que representou um faturamento de R$ 3,767 bilhões.

De acordo com o Núcleo de Economia do Sincovat, o desempenho de dezembro foi o melhor desde 2008. Já a evolução do faturamento bruto do varejo na região durante o ano de 2019 atingiu R$ 36,3 bilhões, o melhor resultado aferido em um ano.

“Enfim as vendas aceleraram de forma mais consistente, principalmente após os desempenhos ruins de 2015 e 2016”, comentou o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg.

Para ele, a estabilização da economia foi fundamental para o resultado positivo. "Naturalmente, a inflação mais baixa e a redução persistente dos juros auxiliaram uma manutenção tímida, mas positiva, do consumo das famílias. Isso afetou diretamente as receitas do comércio varejista. É um processo de reação", explica Dan.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais