DIA INTERNACIONAL Politíca

Mulheres são homenageadas na Câmara Municipal de Taubaté

Escolhidas foram destacadas pelas quatro vereadores do legislativo taubateano


Em 07/03/2020 16:47 por redação/ Guia Taubaté


Mulheres são homenageadas na Câmara Municipal de Taubaté
Mulheres foram escolhidas pelas vereadoras de Taubaté (FOTO: Divulgação/ CMT)

A Câmara de Taubaté celebrou na última semana o Dia Internacional da Mulher, que é comemorado neste domingo (8). Os trabalhos foram abertos pelo vereador Boanerge (PTB). Quatro mulheres taubateanas foram homenageadas durante a cerimônia.

Uma das parlamentares do município, Vivi da Rádio (PSC) destacou a técnica em enfermagem e escritora Marina Miranda Beringhs, viúva do empresário Emílio Amadei Beringhs Filho. “Ela estudou música, piano, decoração e confeitaria avançada – uma de suas paixões. Aos 42 anos se formou em Filosofia e Letras pela Universidade de Taubaté. Católica, continuou tocando o grupo de oração ‘Maria, rainha da paz’, e o grupo já completou 28 anos”, disse a vereadora.

A homenagem foi recebida pela neta de Marina, Priscila de Souza Amadei Beringhs. “Hoje ela está completando 89 verões, está lúcida e zelando por toda a família. Minha avó é um dos meus melhores exemplos, uma mulher forte, dedicada, com muito amor para dar. Sempre foi um desafio ser mulher, mas ela soube se impor e conquistar o que achava preciso, desde os anos 1950”, afirmou Priscilla.

Já a vereadora Loreny (Cidadania) enalteceu a missionária Irmã Ana Horvath, húngara nascida em 1923 que deixou seu país e chegou a Taubaté no ano de 1947, enviada em missão a pedido da Madre Fundadora Maria do Calvário para administrar a residência do bispo Dom Francisco Borja do Amaral. Formou-se técnica de enfermagem e fez parte de uma das primeiras turmas do Curso de Teologia para Leigos no Instituo Teológico Sagrado Coração de Jesus, atual Faculdade Dehoniana.

“Estou honrada por estar aqui hoje, agradeço esta homenagem da Câmara, a presença de todos os sacerdotes, minha família religiosa e de sangue, as autoridades e todos os meus amigos. A mulher que encontrar Nossa Senhora peça a ela, no silêncio, que a proteja. Saiba parar um minutinho neste mundo tão agitado”, falou a Irmã Ana.

A vereadora Graça (PSB) entregou o diploma à empreendedora Marina Gheler Suzano, que é empresária, palestrante sobre empreendedorismo e consultora na estruturação de negócios no ramo de semijoias. Tem dez anos de experiência no mercado de varejo e três, no atacadista, e conquistou diversos prêmios, tais como Mulher de negócios, do Sebrae-SP, Top Qualidade Brasil 2014 e 2019 e Referência Nacional 2019 pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação.

“Já tive reconhecimentos fora da cidade e estava sentindo falta de reconhecimento dentro da minha cidade, porque não é fácil a luta empreendedora, tem dias que são bem difíceis. Hoje minha missão é disseminar esse conhecimento, ajudar novos empreendedores, e estou muito feliz por estar aqui”, disse Marina.

Por fim, a vereadora Gorete (DEM) destacou a atuação da assistente social Treyce Priscylla Pacheco, que, em Taubaté, teve atuação no Centro de Controle de Migração, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Casa da Mãe Taubateana e Abrigo para População de Rua. Atualmente coordena o Núcleo de Acolhimento ao Adolescente.

Em seu agradecimento, Treyce estendeu a homenagem aos demais profissionais da rede de atendimento à mulher vítima de violência. “O município possui duas frentes de atuação, um na segurança pública, outro na assistência social. O Creas recebe um número considerável de mulheres em situação de violência: de agosto de 2015 a janeiro de 2019 foram contabilizados 164 casos, sendo que 48 permanecem sendo acompanhados”, mencionou.

Durante a solenidade, foi apresentada uma menção especial ao centenário do nascimento da advogada e jornalista Judith Mazella de Moura, que foi a primeira mulher eleita vereadora no município, e uma homenagem foi entregue ao neto e bisneto de Judith, Luiz Felipe Cursino de Moura Guarnieri e Thierry Blondeau.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais