DO SINCOVAT Economia

Páscoa deve gerar cerca de 200 empregos na RMVale, segundo estudo

Para presidente do Sincovat, época é oportunidade também para que busca empreender


Em 08/03/2020 18:10 por redação/ Guia Taubaté


Páscoa deve gerar cerca de 200 empregos na RMVale, segundo estudo
Setores que acabam contratando mais nesta época do ano são hipermercados e supermercados (FOTO: Arquivo/ Guia Taubaté)

As prateleiras decoradas com itens de Carnaval já dão espaço aos tradicionais ovos de chocolates. Os produtos são o grande destaque das vendas do comércio nesta época que antecede a Páscoa. Segundo um estudo realizado pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), cerca de 200 vagas com carteira assinada devem ser geradas na RMVale.

Os setores que acabam contratando mais nesta época do ano são hipermercados, supermercados, armazéns, mercados, peixarias, mercarias e em estabelecimentos especializados na fabricação e comercialização específica de chocolates, doces e bombons.

"Parte desse emprego projetado já foi ou está sendo criado, dado que fabricantes estão a todo vapor faz algum tempo. Mas ainda há oportunidades abertas, sobretudo em pequenos estabelecimentos", explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

Entre as cidades da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, onde há diversas fábricas de chocolates, ganha destaque nesse cenário. No entanto, outros municípios como os de Taubaté e São José dos Campos também, devem abrir vagas em supermercados e lojas especializadas.

Além dos empregos formais, a Páscoa também gera oportunidades de empreender. Muitas pessoas manipulam o chocolate em casa, para a produção de ovos, bombons e outros produtos relacionados a data. “Presentear com chocolate na Páscoa é uma tradição no Brasil. Isso ajuda a movimentar o comércio, gerando empregos e oportunidades de empreender. Cabe ao empresário aproveitar para fazer bons negócios, investindo em decoração, planejando promoções, investindo em campanhas de marketing e realizando sempre um bom atendimento", comenta o presidente do Sincovat.

Cenário Nacional
Segundo a Abicab  (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas) a indústria brasileira de chocolates gerou 14 mil vagas temporárias diretas e indiretas para atender ao período de Páscoa deste ano. As posições temporárias contemplam tanto a linha de produção quanto os pontos de venda. Só nas fábricas, há um incremento de cerca de 16% no volume de mão de obra no período. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais