DESTINO DE TURISTAS Serviços

Prefeitura de Ubatuba pede que cidade seja evitada no feriado

Decreto mantém bloqueio no acesso às praias, visando combate à pandemia de coronavírus


Em 09/04/2020 12:35 por redação/ Guia Taubaté


Prefeitura de Ubatuba pede que cidade seja evitada no feriado
Acesso às praias está bloqueado por determinação de decreto (FOTO: Reprodução/ Facebook)

O feriado prolongado de Páscoa preocupa a Prefeitura de Ubatuba, que seguiu o Governo do estado de São Paulo e prorrogou a quarentena no combate à pandemia de coronavírus. A administração municipal encerrou o expediente às 15h da última quarta-feira (8) e retoma às 9h da próxima segunda-feira (13).

Antes, em nota divulgada, a Prefeitura reforçou o valor dos decretos municipais e solicitou que turistas, familiares e pessoas que não residam em Ubatuba, não viagem para a cidade durante o feriado. O bloqueio de acesso às praias está mantido.

Até a última quarta-feira (8), a cidade do Litoral Norte não tinha casos confirmados da Covid-19. Já os casos suspeitos do vírus são 66, com 14 notificações descartadas. Já os óbitos suspeitos pelo coronavírus são 4, que aguardam resultado de exames. 

Confira como ficam os serviços municipais em Ubatuba durante o feriado prolongado:

Unidades de Saúde

Todos os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam normalmente até às 17 horas desta quarta-feira, 08, e reabrem normalmente no dia 13, a partir das 7 horas. Confira a lista de todas as unidades em:

Permanecem abertos durante todo o feriado da Páscoa o Pronto Atendimento da Maranduba, com funcionamento diário 24 horas, e o Pronto Atendimento do Ipiranguinha 12h, que está funcionando na UBS Cícero Gomes, na rua Batista de Oliveira, 199, esquina com a av. Prof. Thomaz Galhardo (na entrada da cidade), das 7h às 19h (senhas distribuídas até as 18h30).

A Santa Casa oferece atendimento diário regular 24 horas. Em caso de emergências, acione o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – pelo 192.

Durante o feriado, a equipe da Vigilância em Saúde realizará ações de fiscalização de estabelecimentos para averiguar o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção ao Covid-19.

Mercado de Peixe e feira livre da praça Bip

Em função das medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), o Mercado de Peixes está funcionando com horário reduzido de atendimento, das 7h às 13 horas, e redução em 50% do número de boxes para garantir o distanciamento mínimo de 1 metro.

A secretaria de Agricultura e Pesca orienta a população a evitar aglomerações nos boxes, mantendo as medidas de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde pública, isto é, higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscaras. Além disso, recomenda-se que apenas uma pessoa da família vá às compras.

As mesmas orientações valem também para a feira livre de sábado, realizada na Praça Bip, que também funciona em horário reduzido, das 6 horas ao meio-dia.

Coleta de Lixo

Realizada pela Sanepav, a coleta do lixo funciona com a programação prevista nos bairros em dias e horários normais, sem alteração.

Funcionamento dos serviços

A Prefeitura reforça que somente os serviços essenciais devem ser mantidos:

*Comércio de alimentos e bebidas (como lanchonetes, carrinhos de lanche e confeitaria): podem funcionar por meio de delivery ou retirada pelo consumidor (sem tumulto). Não pode haver consumo no local.

*Comércio de material de limpeza, higiene e embalagens

*Delivery em geral – comércio e prestação de serviços

*Abertura de bancos e instituições de crédito

*Prestação de serviço liberal autônomo como eletricista, encanador, diarista e vendedores ambulantes, exceto ambulantes das praias. Porém, nestes casos, é necessário agendamento com hora marcada, respeitando regras de higiene, além de manter o estabelecimento fechado ao público.

*Fábrica e indústria: funcionamento normal, sem atendimento ao público e respeitando o espaço mínimo entre os funcionários.

Os estabelecimentos com funcionamento autorizado pelo Decreto Municipal 7316/20, deverão adotar a seguintes medidas sanitárias:

1) providenciar e orientar os funcionários e colaboradores a utilizarem máscaras de proteção durante as atividades exercidas;

2) além das medidas acima, os serviços de pagamento, de crédito, de saque e pagamentos, prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, deverão adotar o controle das filas de espera para acesso e fluxo de clientes, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento entre pessoas de no mínimo dois metros, especialmente, nas áreas externas.

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