PANDEMIA Economia

Estudo da Acit mostra queda de faturamento de 90% dos associados

Pesquisa foi divulgada nesta semana e mostra a situação de algumas empresas e indústrias diante da pandemia de coronavírus


Em 27/05/2020 12:26 por redação/ Guia Taubaté


Estudo da Acit mostra queda de faturamento de 90% dos associados
Estudo mostrou queda de 75% nas vendas do mês de abril, em comparação ao mesmo período em 2019 (FOTO: Divulgação/ Acit)

Um estudo realizado pela Associação Comercial e Industrial de Taubaté (Acit) revela a situação de algumas empresas diante da pandemia do coronavírus.

A pesquisa foi realizada digitalmente, e encaminhada aos associados da Acit via email e mensagem de WhatsApp. Entre eles, estão empresas que atendem o setor de comércio (48,5%), prestação de serviços (44,5%) e indústria (7%). Desse total, 34,5% se encaixam nos chamados serviços essenciais.

De acordo com a Acit, a situação pode ser classificada como “alarmante”. Entre as questões, o apontamento para o faturamento atual mostrou que 24,6% das empresas devem encerrar suas atividades em até 30 dias, caso se mantenham fechadas. Já outras 17,8% eventualmente conseguiriam aguentar, no máximo, por mais 60 dias. O cenário atual mostra que somente 12% das empresas pesquisadas afirmaram conseguir manter seus negócios por prazo indeterminado nesse cenário de quarentena.

O estudo ainda mostra que 90% dos associados tiveram queda substancial em seu faturamento, e desses, 56,5% confirmaram uma queda superior a 60% nas receitas.

Sobre a procura de apoio em instituições financeiras, 60% buscou esse auxílio para manter seus compromissos, justificando principalmente a folha de pagamento e fluxo de caixa. Porém, desse percentual, 65,5% tiveram seus pedidos de créditos negados.

Com este cenário, 63,5% dos empresários optou por adiar os pagamentos de impostos, 45% negociou ou não pagou aluguéis, fornecedores e bancos, e somente 20% conseguiu manter o pagamento de seus compromissos.

Numa comparação de vendas entre abril de 2019 e abril de 2020, a pesquisa apontou uma queda de 75%. E a inadimplência nesse período de pandemia revela um número expressivo, com registro de 60% de aumento.

Negociações e Demissões

Entre os temas abordados na pesquisa, estavam questões sobre a manutenção dos empregos.

Uma das soluções encontradas imediatamente após o anúncio do isolamento foi a concessão de férias coletivas, adotada por 80% das empresas. Cerca de 40% dos contratos de trabalho foram suspensos temporariamente ou reduziram, proporcionalmente, a jornada e salários.

Ainda houve os que adotaram o sistema home office (30%) e, por fim, apenas 7% colocaram seu colaborador em isolamento social sem alterar as condições de trabalho.

O levantamento aponta que o período registrou altos índices de demissões, em que 65% das empresas dispensaram pelo menos um funcionário ou cancelaram os contratos de trabalho terceirizados. Alguns estabelecimentos chegaram a demitir entre cinco e seis pessoas nos últimos dias. A verba rescisória foi uma das questões que chamou atenção, pois 20% das empresas tiveram que negociar esse pagamento por falta de fluxo de caixa para assumir esse compromisso imediato.

Soluções e alternativas

Algumas empresas optaram por realizar a venda online. Para chegar aos clientes 55% delas utilizou suas redes sociais e 88% fizeram contato via mensagem de whatsapp. As entregas são realizadas, em grande parte, de forma presencial ou ainda pelo sistema de delivery próprio, atendendo as regras sanitárias.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais