Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

9 SINAIS DE QUE O DEPENDENTE QUÍMICO PRECISA DE INTERNAÇÃO!

Em 03/06/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria


Mas como identificar exatamente quando uma pessoa precisa de internação? Quais são os sinais que podem ser identificados e que justificam essa ação?

Escolher um modelo de tratamento para dependência química nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes o dependente recusa o modelo de tratamento proposto ou simplesmente não enxerga a necessidade de um. No entanto, a internação do dependente químico pode ser necessária.

Mas como identificar exatamente quando uma pessoa precisa de internação? Quais são os sinais que podem ser identificados e que justificam essa ação?

Entenda os 9 sinais em que se faz necessária a  internação do dependente químico, e saiba como ajudá-lo. 

CARACTERIZANDO A NECESSIDADE DE UMA INTERNAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO

Nem todos os dependentes químicos precisam de internação, muitos, apenas com um tratamento ambulatorial adequado conseguem controlar o vício.

Entretanto, alguns indivíduos perdem o controle sobre suas próprias vidas e passam a viver em função de uma única coisa: o uso da droga.

Nesses casos, a internação do dependente químico se torna uma necessidade para garantir a segurança do próprio indivíduo, bem como, de sua família.

1º SINAL – O DEPENDENTE QUÍMICO MUDA COMPLETAMENTE A SUA ROTINA EM FUNÇÃO DA DROGA

O primeiro sinal de que alguma coisa está muito errada é quando o dependente químico muda completamente a sua rotina.

Horários de comer, dormir, trabalhar são afetados pelo uso de substâncias químicas, ele não comparece mais a reuniões familiares e torna-se impossível vê-lo.

Neste momento, muitas famílias ainda nem sequer descobriram que o indivíduo está fazendo o uso, mas esse é um sinal clássico de que ele já precisa de ajuda.

2º SINAL – O DEPENDENTE QUÍMICO NÃO CONSEGUE MAIS CONVERSAR COM A FAMÍLIA E NEM OLHAR NOS OLHOS

A rotina em função da droga é tão profunda que ele passa a ter vergonha de seus atos. Você tenta estabelecer um diálogo, mas se torna impossível.

Sempre olha para baixo quando conversa, ou evita conversar. Esse é um sinal de que talvez seja necessária a internação do dependente químico.

3º SINAL – O DEPENDENTE QUÍMICO PASSA A MENTIR COM FREQUÊNCIA E SUAS MENTIRAS SE TORNAM CADA VEZ MAIORES

A mentira é um sinal clássico da dependência química, primeiro, ele passa a mentir onde estava e com quem estava, depois, passa a usar as mentiras para justificar suas faltas ao trabalho (escola) e ausência de outros compromissos.

Por fim, ele passa a mentir em busca de algum dinheiro. Ele não mente só para os familiares, mas também para os amigos e conhecidos. 

4º SINAL – O DEPENDENTE QUÍMICO SE TORNA MAIS AGRESSIVO

Outro sinal de que é necessária a internação do dependente químico é o fato de que ele se torna mais agressivo.

Devido ao uso da droga e tentando mascarar isso, ele fica irritado ao ser questionado. Também pode ficar irritado caso queiram dar conselhos.

O usuário também costuma ficar agressivo quando não tem acesso à droga e passa a entrar em  estado de abstinência. Nesse momento ele é capaz de fazer qualquer coisa para obtê-la.

5º SINAL – O DEPENDENTE QUÍMICO PASSA A NÃO TER MAIS CUIDADOS CONSIGO MESMO

Quando o dependente químico passa a não ter cuidados consigo mesmo, deixando de tomar banho, comer, escovar os dentes, é sinal de que ele está na fase mais profunda do vício.

Nesse momento ele não lembra de mais nada ou de ninguém, é capaz de abandonar a si mesmo para ir atrás da droga.

Quando questionado sobre seus cuidados, ele também pode se tornar mais agressivo.

6º SINAL – O DEPENDENTE QUÍMICO EMAGRECEU MUITO

Nesta fase da dependência química é muito comum que os dependentes químicos emagreçam, pois não levam uma vida saudável.

A internação do dependente químico é bastante indicada nestes casos, onde ele corre o risco de adquirir doenças em razão da baixa resistência imunológica, podendo vir ao óbito.

7º SINAL -  O DEPENDENTE QUÍMICO PASSA A FICAR DIAS FORA DE CASA

Para o dependente químico é difícil voltar para casa no estado em que se encontra, por isso, ele opta por ficar na rua. Nos poucos momentos de lucidez, a vergonha e o arrependimento o impedem até mesmo de pedir ajuda.

Além disso, ficar na rua é mais fácil do que voltar para casa. Na rua é possível compartilhar o uso com outras pessoas.

Não é incomum os casos em que o indivíduo passa a viver como um morador de rua, pedindo esmolas e dependendo da caridade dos outros.

8º SINAL - O DEPENDENTE QUÍMICO PODE COMETER CRIMES EM NOME DO VÍCIO

No desespero pela droga e na falta de dinheiro, o indivíduo pode cometer pequenos furtos e assaltos para conseguir dinheiro.

A internação do dependente químico se torna a única alternativa mediante uma situação que chegou ao seu nível mais extremo.

9º SINAL - O DEPENDENTE QUÍMICO APARECE SOMENTE PARA PEDIR DINHEIRO OU PARA COMER

O dependente químico vê em um familiar apoio para que possa fazer o uso da droga. Sabendo da fragilidade da família, comumente ele aparece apenas para comer ou pedir dinheiro.

Nesse estágio tanto o dependente quanto a família precisam de apoio para que superem a doença. A internação do dependente químico é indicada.

NÃO É POSSÍVEL ESPERAR

Os sinais podem aparecer em conjunto ou isolados, mas é preciso estar atento. Mudanças drásticas de comportamento mostram que o dependente químico não consegue sair do vício sozinho.

Oferecer ajuda e tentar intervir é a solução. Muitas vezes, se faz necessário o pedido de internação compulsória, levando em consideração que em casos extremos o indivíduo passa a correr risco de morte.

Doenças como tuberculose e pneumonia são muito fáceis de serem adquiridas pelos dependentes químicos nesta fase. A hepatite C também pode ser contraída em razão do compartilhamento de materiais entre os indivíduos para o uso da droga.

A dependência química é um doença que não pode esperar pois ela acaba com toda a perspectiva de qualidade de vida do indivíduo.

Por isso, nestes casos, é de suma importância procurar uma instituição para realizar a internação do dependente químico, seja de forma livre ou compulsória.

Não desista dele, pois neste estágio ele já desistiu de si mesmo e sem alguém para cuidá-lo, a morte pode ser seu único destino certo.

Quer saber mais sobre sinais de que o dependente químico precisa de internação? Entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!

www.clinicasresetprime.com.br


Comentários

Chame no Whatsapp