Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA IDOSOS

Em 16/11/2021 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria


https://www.clinicasresetprime.com.br/blog/meditacao-na-terceira-idade/

Quando envelhecemos os problemas de saúde aparecem com mais frequência, isso é fato. Mas a novidade é que praticar meditação na terceira idade pode ser algo muito proveitoso e trazer muitos benefícios. Continue lendo esse texto e confira!

Por que praticar meditação na terceira idade?

Como a meditação auxilia o fluxo dos neurônios, ela pode ajudar pessoas com Alzheimer, uma vez que a prática pode paralisar a doença, impedindo-a de avançar. Sem falar que, como existem inúmeros tipos de meditação possíveis, podem ser utilizadas aquelas que são mais ativas e trabalham o lado motor do corpo.

Alguns estudos feitos por pesquisadores da Universidade da Califórnia revelam que a meditação na terceira idade ajuda a diminuir sentimentos de solidão, proporciona melhora na saúde e também evita problemas psicológicos, como a depressão e a ansiedade, por exemplo.

Os principais benefícios

Além dos benefícios já citados acima, a meditação para idosos pode auxiliar na:

Melhora na respiração

Os exercícios de respiração são a base da meditação, afinal é o que garante mais concentração e permite que a pessoa possa relaxar. A respiração é fundamental para ajudar o indivíduo a se concentrar e chegar na meditação profunda.

A dica é se desligar dos fatores externos e sempre fazer a prática em um lugar tranquilo com uma postura adequada e confortável. Após isso, mantenha seu foco apenas na repetição dos movimentos respiratórios.

Correção da postura

Praticar meditação na terceira idade exige, acima de tudo, uma postura correta, ou seja, deve estar com a coluna vertebral devidamente alinhada e ereta. Sendo assim, ao longo do tempo a pessoa se acostuma a manter o corpo nessa posição, evitando sentar-se errado ou andar de maneira mais curvada.

Os benefícios disso? Redução de dores na coluna e complicações de postura que são muito frequentes na terceira idade.

Xô doenças!

A nossa mente tem um poder soberano sobre o resto do nosso corpo, se ela não estiver em equilíbrio, os excessos de hormônios podem atingir as nossas células de defesa nos tornando mais vulneráveis. Sendo assim, ter uma mente bem equilibrada é a chave para afastar doenças.

Mais disposição

Um estudo recente feito pela Universidade Federal de São Paulo revelou que os idosos que têm o costume de praticar meditação na terceira idade se sentiam mais dispostos do que os que não tinham esse hábito.

Quanto tempo devo praticar?

É claro que você não precisa ser um monge para obter todos os benefícios de praticar meditação na terceira idade, mas você pode, por exemplo, começar com 10 minutos por dia, depois avançar para 20, 30 e assim por diante.

Para finalizar, não podemos deixar de salientar que a meditação na terceira idade está ligada à uma terapia auxiliar de saúde, sendo assim, deve ser acompanhada por um profissional da saúde devidamente habilitado para isso.


Comentários

Chame no Whatsapp