Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

Clínicas de recuperação são parceiras do Denarc no combate às drogas

Em 25/06/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria


O primeiro passo para a dependência química é a experimentação. Tudo pode começar com um simples copo de cerveja que, dependendo de cada pessoa, pode afetar diretamente o organismo e ligar o botão inicial do vício. Para se livrar da dependência, o usuário encontra no Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) programas de apoio psicológico e encaminhamento de dependentes para clínicas especializadas (ver link no final dessa matéria).

Quem se inicia no consumo de álcool ou drogas, geralmente encara o primeiro gole, trago ou cheirada como um simples e inocente rito de experimentação. Para Antonio Carlos Ferreira Cardoso, diretor da clínica de recuperação “Portal de Luz”, “o uso de droga pode ajudar a desinibir e os jovens podem ver em usuários da comunidade modelos sociais a serem seguidos. O problema é a falta de informação sobre as conseqüências do uso desses entorpecentes”.

O Portal de Luz está localizado no km 11,5 da Rodovia Fernão Dias, no município de Vargem, distante 97 quilômetros da Capital. A clínica, uma das instituições indicadas pela Divisão de Prevenção e Educação (Dipe) do Denarc, existe há seis anos e abriga, em média, de 60 a 70 dependentes químicos, seja do uso de álcool ou droga. O prazo médio para recuperação do dependente químico dado pela clínica é de 90 dias.

A estrutura garante o atendimento a homens e mulheres, que são encaminhados por meio dos diversos convênios mantidos pela clínica. A instituição é regulada pela lei de filantropia e assegura 20% das vagas a pessoas que não têm condições de pagar as taxas de manutenção. Segundo Antonio Carlos, “há muito mais pessoas na casa que não pagam mensalidades e a manutenção disso depende do apoio de outras instituições e prefeituras”.

O tratamento

O primeiro mês é de tratamento intensivo, onde o usuário é avaliado por psicólogas e psicopedagogas para diagnosticar a melhor forma de atendimento para livrá-lo do uso da droga. A clínica utiliza diversas atividades terapêuticas, como a lobor-terapia, na qual o usuário se envolve com uma atividade de trabalho da casa para ocupar a mente e ajudar na desintoxicação.

A clínica prioriza o método Minnesota para tratamento dos usuários, na qual utiliza em conjunto a psicopedagogia e os 12 passos, proposta norte-america para tratamento de dependentes de álcool e drogas. “O usuário deve reconhecer onde ele errou e, com a ajuda do tratamento, consertar o que for necessário na vida dele”, revela Alexandre Aparecido de Souza, funcionário do Portal de Luz. Mais informações sobre a clínica podem ser obtidas no site www.portaldeluz.org.br.

Raphael Marchiori

Da Secretaria de Segurança Pública

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/clinicas-de-recuperacao-sao-parceiras-do-denarc-no-combate-as-drogas/?fbclid=IwAR2Hnb1DH2xdeSNfWOSK23TIgjaIkL8FS8yU4HYde9LF4nFLwr1Y0DG54ls


Comentários

Chame no Whatsapp