Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

Como é o tratamento para dependentes de crack?

Em 28/05/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria


O Brasil é um dos maiores consumidores de droga no mundo. A conhecida cracolândia, em São Paulo, é um local que infelizmente traduz essa realidade que o país vive. Para se ter uma ideia, segundo a Confederação Nacional de Municípios, 96% das cidades brasileiras têm problemas relacionados ao uso de crack. Por isso, o tratamento para dependentes de crack precisa receber a importância que merece.

Se você tem um problema em sua família que envolve o consumo de crack, continue acompanhando este artigo. A seguir, você vai entender melhor os sintomas de um dependente dessa droga, conhecer a importância do apoio familiar tratamento, saber como funciona essa desintoxicação e os passos para o controle da dependência.

Os sintomas apresentados por um dependente de crack

O primeiro passo para ajudar no tratamento de um usuário é diagnosticar seu vício. Nesse momento, a família e os amigos próximos são essenciais para perceber os sinais e começar a tomar uma atitude. Abaixo, você confere alguns desses sintomas:

  • mudança nas amizades;
  • evitar a família e o convívio com as pessoas queridas;
  • dificuldade em controlar o próprio dinheiro;
  • sinais de depressão e impaciência;
  • episódios de agressividade sem causa aparente;
  • negligências com compromissos, como faltar às aulas ou ao trabalho.

A importância da família no diagnóstico e no tratamento

A família e as pessoas próximas ao dependente de crack têm um papel muito importante, que vai desde o diagnóstico e se estende por toda a vida. É importante lembrar, primeiramente, que a dependência química não é algo que se cura, mas é um tratamento para o resto da vida. O sucesso dele é devido à vontade da própria pessoa em se curar e do apoio que ela recebe da sociedade.

É a família que vai observar os sintomas — que muitas vezes não são detectados pelos próprios usuários, pois não querem encarar sua realidade. Pais, mães, irmãos, amigos e outros familiares têm o papel de abordar sutilmente e de ter a paciência necessária para esperar que o dependente tenha vontade de se curar. Por outro lado, precisam ter pulso firme, também, na hora de decidir que o indivíduo precisa de uma internação involuntária.

Durante o tratamento, também é importante que a família esteja bem estruturada emocionalmente para dar suporte, já que são comuns os episódios de recaída, baixa autoestima e aquela sensação de que não conseguirá. Com o crack, que é uma droga altamente viciante e perigosa para a saúde, é preciso ter muito cuidado e se dedicar para ajudar a dar forças quando for preciso.

Os malefícios do crack para a saúde

Em linhas gerais, a composição do crack é: pasta de coca, bicarbonato de sódio e água. Mas também é preciso contar as misturas que podem ser feitas, que podem levar gasolina, amônia, água de bateria e querosene. Ou seja, o consumo dessa droga é mortal e altamente viciante, já que os usuários emendam uma pedra na outra em casos de vícios extremos.

O consumo de toda essa matéria pode causar danos graves no corpo todo, que vão desde lesões cerebrais e psicológicas irreversíveis, até doenças no coração, nas vias respiratórias, na circulação, pulmões e no aparelho digestivo. A pessoa emagrece, não come e chega a um estado onde só usa a droga. Por isso, o quanto antes agir na luta contra o crack, mais chances de salvar a vida desse dependente.

Como funciona o tratamento para dependentes de crack

O tratamento é um longo caminho que dura a vida toda. Um dependente químico tem que viver sempre em alerta e se manter longe de tudo o que pode levá-lo a uma recaída. O tratamento inicial, porém, tem algumas etapas.

Diagnóstico médico

Normalmente, o tratamento começa quando algum profissional da saúde faz o diagnóstico de uso de drogas. O dependente, por sua vez, precisa ter vontade para sair do vício, já que não é uma etapa fácil de ser vencida.

Tendo o diagnóstico de um profissional, é hora de procurar uma clínica profissional e de confiança para saber detalhes sobre a internação e como funciona o processo de tratamento para aquele caso específico. É muito importante procurar um estabelecimento idôneo e que tenha uma equipe multidisciplinar capaz de atender as necessidades do paciente.

Desintoxicação e exames

Normalmente, são feitos exames para entender como está a saúde do dependente e se ele precisa de algum tratamento de saúde em paralelo ao processo de desintoxicação, que acontece já na clínica de recuperação. Nesse processo de livrar o corpo da droga, são usados remédios para aliviar as crises de abstinência, que podem ser mais fortes no início.

Como o crack é uma droga que age muito rápido, os dependentes já são levados para a clínica, normalmente, em estágios avançados do vício, o que pede mais atenção no processo de desintoxicação e o torna indispensável.

Tratamento de recuperação

Com uma equipe de psicólogos, médicos de diferentes especialidades e outros profissionais, o processo de recuperação vai depender de alguns fatores, que sempre envolvem a vontade e a resposta do paciente. É importante, durante esse período, que o dependente participe de grupos com pessoas que têm história de sucesso semelhante para se inspirar a seguir o mesmo caminho.

É importante viver um dia após o outro, conquistar cada vitória e ter paciência para passar pelas crises de abstinência e possíveis recaídas, que podem aparecer a qualquer momento.

Saída da clínica e início de uma nova vida

Quando os profissionais decidem que o dependente está pronto para voltar à vida em sociedade, ele é liberado. Nesse momento, começa uma nova vida: é hora de adquirir hábitos saudáveis, estabelecer uma rotina de trabalho, de prática de exercícios e de viver rodeado de pessoas que apoiam essa fase de libertação.

O tratamento para dependentes de crack é uma luta eterna, mas que pode ter seus pontos mais críticos amparado por profissionais e clínicas especializadas, que têm toda a estrutura para lidar com todas as fases desse processo. Por isso, é importante pesquisar bem e escolher um local onde o dependente será amparado em todos os aspectos.

O Viver sem Drogas pode ajudar seu familiar com toda a estrutura que ele precisa e merece. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.

Clinicas em todo Brasil
(11) 94748-9103 
(11) 94748-5042 
(12) 99752-2007
(12) 3424-3380
www.clinicasresetprime.com.br


Comentários

Chame no Whatsapp