Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

Prostituição e uso de drogas: por que existe tanta relação?

Em 24/05/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria


A prostituição e uso de drogas estão frequentemente associados. Afinal, grande parte das pessoas começam a procurar a substância para escapar dos problemas do dia dia, mas, com o tempo, eles só aumentam. Além disso, a falta de dinheiro leva as pessoas a tomarem atitudes extremas para sustentar seu vício.

Se você quer entender melhor essa relação, não deixe de ler nosso post até o final!

Como as pessoas chegam às drogas?

Grande parte dos usuários começa a usar drogas devido a um grande sofrimento mental. Assim, elas frequentemente são uma forma de escapar dos problemas, que podem ter várias origens, como:

Traumas passados

Situações muito difíceis — presenciar violência ou a morte de alguém próximo — podem marcar uma pessoa pelo resto de sua vida. Elas geram uma patologia da ansiedade muito comum, chamado de Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Se não houver a procura de ajuda médica e psicológica para tratá-lo, é possível que o doente recorra às substâncias.

O álcool, por exemplo, ajuda a deprimir o sistema nervoso central. Desse modo, quando ingerido em altas doses, reduz as sensações negativas, além de sedar. Da mesma forma, a maconha pode ser indicada por amigos com a finalidade de reduzir a ansiedade. No entanto, sabemos que a depressão é uma consequência comum dessa droga — o que piora o quadro de saúde e leva ao uso de substâncias mais pesadas.

Já a cocaína, os opioides e o crack são capazes de gerar alguns momentos de “euforia” artificial intensa, pois agem diretamente no sistema de prazer do cérebro. Assim, algumas pessoas podem confundir essa sensação com felicidade e se afundar nas drogas, pois acreditam que elas são capazes de trazer de volta os momentos alegres de antes dos traumas.

Rejeição

Outro motivo muito significativo de sofrimento é a rejeição, que pode vir dos pais, de relacionamentos amorosos ou amigos. Ela leva as pessoas a acreditarem que sua vida não vale mais à pena, pois elas não têm valor perante as outras pessoas. Já as drogas prometem um caminho fácil para o prazer e para a autodestruição. Alguns usuários, até mesmo, relatam ter começado o vício para chamar a atenção.

Infância difícil

Muita gente teve de passar por situações complicadas na infância: pobreza extrema, pais negligentes ou muito agressivos etc. Por essa razão, memórias passadas podem trazer um sofrimento muito intenso. As substâncias prometem reduzi-lo. No entanto, a curto prazo, o próprio vício já trará muito mais dor do que essas experiências.

Influência

As influências negativas também são um caminho frequente para as drogas. Muitos usuários se sentem sozinhos no vício e querem levar o máximo de pessoas com eles. Então, persuadem seus amigos e colegas para usar substâncias com eles. Os argumentos podem ser

Por que o vício em drogas pode levar à prostituição?

Entender como as substâncias levam à prostituição parece fácil de entender, mas não é. Essa é uma relação muito complicada que pode ser gerada por vários motivos, como:

Vergonha

Muitos viciados têm medo de expôr o problema para a família e o escondem o máximo que podem. Desse modo, quando o dinheiro acaba, eles podem recorrer a prostituição como uma forma de pagar pelas substâncias a fim de não precisar demonstrar dificuldades financeiras para ninguém.

Autodestruição

Há quem nem precise de dinheiro, mas esteja se prostituindo. Esses casos são bem complexos, pois a pessoa quer se expôr ao perigo com a finalidade de se maltratar. Algumas relatam que querem pegar DSTs ou sofrer violência para abreviar logo a vida. O tratamento, portanto, deve ser muito especializado.

Dificuldades financeiras

A prostituição têm muita procura e se torna rapidamente uma fonte fácil de dinheiro. Assim, diante da falta de dinheiro para sustentar o vício, os usuários geralmente pensam primeiramente nessa saída. Muitos acreditam que só precisarão fazer isso uma vez e, depois, contornariam a situação.

No entanto, na maioria das vezes, é um caminho sem volta. À medida que o dinheiro entra, a quantidade de consumo de substâncias provavelmente também aumentará bastante. Isso se deve a dois motivos: haverá mais dinheiro disponível e a própria prostituição é uma causa de sofrimento muito grande.

Assim, a prostituição começa a fazer parte de um ciclo vicioso: quanto mais dinheiro é conquistado, mais drogas são necessárias para aplacar o sofrimento e sustentar o vício. Consequentemente, mais programas precisarão ser feitos — o que gera mais dor — e, assim, uma quantidade maior de substância será necessária para mascarar o problema.

O caminho contrário também é comum?

No entanto, não são só as drogas que levam à prostituição. O caminho inverso é muito comum. Por dificuldades financeiras, muitas pessoas são levadas a vender seu próprio corpo para conseguir se sustentar. Todavia as dificuldades desse tipo de vida é muito grandes.

Os garotos(as) de programa geralmente sofrem muito com a violência. Afinal, vários clientes procuram seus serviços com a finalidade de violentá-los, seja física seja psicologicamente. Alguns deles deles também são viciados e oferecem as drogas para o profissional do sexo. Além disso, o próprio ato de fazer sexo com estranhos por dinheiro é uma fonte de tristeza para muitas pessoas.

Como é o trabalho com viciados em drogas que se prostituíram?

O trabalho com os viciados em sexo que passaram pela experiência da prostituição é muito delicado e demanda ajuda especializada. As clínicas de reabilitação, portanto, tornam-se essenciais, pois tratam tanto do vício quanto as demais causas de sofrimento psicológico.

A psicoterapia oferecida nesses ambientes fornecem um espaço de acolhimento para que os usuários falem de seus traumas e dores. Desse modo, podem superar muitas experiências que levam ao uso de substâncias.

Além disso, há o tratamento psiquiátrico cujo objetivo é tratar os transtornos que cursam junto com a adicção, como a depressão, o Transtorno do Estresse Pós-Traumático, o Transtorno da Ansiedade Generalizada, o Transtorno Bipolar, o Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade etc.

Com uma solução completa, as chances de sucesso são muito maiores. Afinal, tratar somente o vício em drogas resolve o problema temporariamente, pois, logo logo, a pessoa começa a enfrentar novamente as experiências que levaram ao vício. Por essa razão, o tratamento da prostituição e o uso de drogas devem andar juntos a todo momento.

Quer saber mais detalhes de como as clínicas podem ajudar os dependentes de drogas a sair do vício e conhecer mais sobre essa doença? Então, não deixe de acessar o nosso site!

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! Contatos:

Clinicas em todo Brasil
(11) 94748-9103 
(11) 94748-5042 
(12) 99752-2007
(12) 3424-3380
www.clinicasresetprime.com.br


Comentários

Chame no Whatsapp