Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

5 DICAS de Como Organizar o Financeiro da sua Empresa!

Em 15/02/2021 por JUMP Soluções em Saúde Ocupacional


Essas cinco dicas trabalham a saúde financeira da sua empresa e a sua saude mental.  Isso mesmo que você ouviu, afinal, existe uma relação direta entre saúde mental e a vida financeira, e o seu equilíbrio é essencial. Mas o que é "saúde financeira"? Saúde financeira é possuir equilíbrio entre receitas e despesas de modo que não se tenha preocupações com problemas emergenciais que possam surgir a qualquer momento.

A educação financeira ajuda qualquer empreendedor a organizar e planejar de forma real a sua empresa. Vale ressaltar que essa mesma educação financeira é benéfica também para o controle da nossa vida pessoal. Mas isso é uma assunto a ser tratado numa próxima oportunidade. Focando no âmbito executivo, vejamos 5 dicas  de como organizar a vida financeira da sua empresa. 

  1. Separe as finanças da empresa das suas finanças pessoais:

Um dos passos mais importantes para se ter o controle financeiro da sua empresa é ter disciplina. Disciplina para separa a vida financeira da empresa da sua pessoal. Pode parecer uma dica "óbvia", mas ficariam surpresos ao descobrir a quantidade de empreendedores que não realizam esta separação, afetando assim a real visão do financeiro da empresa, já que seus gastos pessoais estão entranhados como se fosse gastos gerados pela empresa. Então, tenha contas bancárias separadas para a pessoa física e a pessoa jurídica. Sempre faça os seus pagamentos e recebimentos através das contas corretas para manter o fluxo de caixa do negócio sempre separado. 

2. Acompanhe o seu fluxo de caixa, custos e lucro: 

Fluxo de caixa é toda a visão sobre o que entra e sai financeiramente da sua empresa. Realizar o acompanhamento inclui entender o que constitui também cada uma das despesas e o quanto recebe de cada cliente. Assim, caso aconteça de ocorrer uma mudança grande em um desses números, poderá tratar do problema mais rapidamente. 

3. Planeje para o curto, médio e longo prazo:

Planejamento... é sempre seu aliado quando o assunto é dinheiro. O processo de planejamento requer que você leve em consideração a situação da sua empresa, os objetivos que você tem para o seu negócio, e como você pretende chegar lá. Trace sempre objetivos de curto, médio e longo prazo, planeje ações necessárias para alcança-los e de tempos em tempos realize uma avaliação para ver se está no caminho certo ou se precisa traçar novos caminhos para alcançar o objetivo estipulado. 

4. Se informe sobre impostos e custos trabalhistas:

Surpresas geralmente não são bem vindas quando o assunto é financeiro. Os dois assuntos chaves que podem te ajudar a evitar grandes custos surpresas são os impostos e os custos trabalhistas que podem impactar o seu negócio. O site do SEBRAE traz uma lista dos “Principais Tributos que Todo Empreendedor Precisa Conhecer”. E busque conhecer os custos trabalhistas, normas e encargos que se aplicam ao tipo de contratação que você realiza para evitar surpresas como gastos extras, processos, etc. 

5. Invista no controle financeiro da sua empresa 

Todo empreendedor deve avaliar as necessidades da sua empresa para entender que solução é necessária para o seu negócio. Não existe apenas uma solução ideal. Se vc não consegue dar atenção dia a dia ao seu financeiro, pode valer a penas contratar um prestador de serviço para manter a organização e disciplina. Alguns investem em aplicativos e plataformas digitais. Não importa qual solução você ache viável, apenas NUNCA deixe seu financiero sem a atenção diária que ele exige.

Uma ilustração simples... financeiro pode ser comparado a uma criança. Ou dá atenção ou lida com o prejuízo da arte por ter deixado só. Realizar um bom acompanhamento, não só te ajuda a conhecer sua empresa, como a agir prontamente em caso de problemas. Esteja sempre atento, aplique novos métodos e inove a gestão do seu negócio, assim manterá a saúde da sua empresa e a verá prosperar caso seja um negócio rentável e viavel.

Fernanda Ribeiro

Economista e parceira da JUMP Soluções em Saúde Ocupacional

 

Nos siga nas redes sociais: @jumpsaudeocupacional

Entre em contato conosco para mais informações: (12) 3432-6186 ou (12) 98197-8954


Comentários

Chame no Whatsapp