Aguarde, carregando...

Artigos de BLOG

Descubra como funciona uma clínica de reabilitação masculina.

Em 23/05/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria


O problema das drogas assola várias famílias pelo Brasil e um dos obstáculos para a salvação dessas pessoas é, justamente, a falta de conhecimento de tratamentos adequados.

Hoje, é totalmente possível livrar jovens e adultos da dependência química, entre outros vícios, por meio de espaços e atendimentos especializados. Segundo a ONU, mais de 29 milhões de pessoas dependem de drogas em todo o mundo, em sua maioria homens.

Quer entender melhor como funciona, onde encontrar e quais vantagens de recorrer a uma clínica de reabilitação masculina? Então continue a leitura e se informe de cada detalhe. Vamos começar!

Afinal, qual o diferencial de uma clínica de reabilitação masculina?

Como o próprio nome já sugere, é um espaço que oferece tratamentos específicos para dependentes químicos do sexo masculino — que, como mostramos, são a maioria dos casos.

Normalmente, as clínicas separam os dependentes por sexo, tendo em vista que isso facilita o atendimento, o perfil das atividades e, também, possibilita uma melhor convivência entre os internos.

Portanto, em uma clínica de reabilitação masculina, o paciente só terá contato com outros homens que enfrentam vícios e lutam contra alguma dependência. Em alguns casos, eles ainda compartilham os mesmos ambientes e atividades de tratamento, criando um vínculo e uma rede de apoio entre quem passa por situações parecidas.

Quais tipos de atendimentos uma clínica de reabilitação masculina oferece?

Há uma infinidade de tipos de tratamentos e técnicas utilizadas para a recuperação do dependente, que variam de acordo com o vício enfrentado por cada um. Inclusive, há um programa de apoio moral e psicológico para os familiares, que também precisam participar desse processo árduo, porém totalmente necessário.

Cada caso de dependência química tem os seus níveis de gravidade e suas especificidades. Isso varia de acordo com uma série de fatores, como o tipo de droga utilizada pelo dependente, qual o tempo de consumo, a idade e o histórico do paciente, entre outros.

No entanto, não há alternativas mais eficientes e confiáveis para salvar a vida de uma pessoa nesta condição, do que o acompanhamento profissional, em um espaço especializado nesse tipo de tratamento.

Para entender melhor como uma clínica de reabilitação masculina funciona, separamos alguns dos principais atendimentos que ela oferece. Confira abaixo!

Internação involuntária

Esse assunto é delicado e, certamente, ainda é um tabu para muitas famílias. A internação involuntária não se trata de uma situação agradável, porém, em último caso, é uma solução que tende a trazer benefícios ao paciente e à família.

A internação involuntária está prevista em lei e os familiares podem solicitar que uma clínica de reabilitação realize o processo. Vale reforçar que isso deve ser utilizado em última instância, quando o dependente apresentar comportamentos descontrolados, que causem algum tipo de risco para ele e para os seus próximos.

Por fim, as clinicas de recuperação contam com profissionais e métodos específicos para realizar a internação de forma que não seja dolorosa ou que piore o quadro da pessoa.

Análise de cada caso

A dependência química é uma doença, portanto, precisa ser acompanhada por médicos profissionais. Uma clínica de reabilitação masculina sempre vai contar com um corpo clínico especializado, capacitado e preparado para diagnosticar e indicar tratamentos específicos para cada caso.

É importante saber que os tratamentos podem ser muito variados, assim como o tempo de acompanhamento. Só quem pode orientar sobre isso é uma equipe médica.

Terapias para dependentes e familiares

As mazelas da dependência química não atingem somente o paciente, mas todas as pessoas que estão a sua volta e que sofrem com essa situação. Os familiares são os mais impactados, psicologicamente e emocionalmente, com esses casos.

A depressão e o descontrole são os principais inimigos para quem quer ver um ente querido recuperado e, por isso, as clínicas de recuperação costumam oferecer acompanhamento e apoio a essas pessoas.

Isso é muito importante para o dependente também, pois, ao notar que outras pessoas estão sofrendo e, ao mesmo tempo, torcendo pela sua recuperação, sua motivação tende a ser ainda maior.

Nessas horas, o apoio familiar é tão fundamental quanto qualquer tipo de terapia. Sendo assim, mesmo com a internação do paciente em uma clínica de reabilitação, é essencial haver apoio e incentivo dos parentes.

Terapias laborais

Um tratamento para dependência química não se limita somente ao uso de remédios específicos e ao acompanhamento psicológico do paciente. Uma clínica de reabilitação deve contar, também, com terapias diversas, incluindo as que possibilitam desenvolver atividades de trabalho, o que é fundamental para a recuperação e para a motivação do internado.

Essas atividades envolvem desde a arrumação dos espaços internos, até a jardinagem, manutenções pequenas, oficinas, esportes, entre outras. Isso é importante, tanto para a ocupação do tempo com coisas que permitam o usuário esquecer das drogas, quanto para proporcionar o desenvolvimento e o conhecimento de tarefas e práticas.

Como escolher uma clínica de reabilitação masculina de confiança?

Existem muitas clínicas espalhadas no Brasil inteiro. No entanto, é importante contar com um espaço de confiança e que seja capacitado para, de fato, conseguir recuperar o dependente químico e permitir a sua reinserção social.

Portanto, pesquise sobre a instituição antes de tomar qualquer ação, avalie a estrutura, o corpo clínico e os métodos utilizados, busque por referências, pesquise pela programação oferecida e conheça os seus profissionais.

Lembre-se que uma clínica de recuperação deve servir como um espaço de tratamento e reinserção social e jamais como local de isolamento, castigos e repressão.

Enfim, uma clínica de reabilitação masculina é a alternativa mais segura e eficiente para salvar a vida daquela pessoa que você tanto ama e necessita de apoio neste momento tão difícil. No entanto, a recuperação total é possibilidade real para todos os casos, graças à eficácia dos tratamentos modernos e ao acompanhamento profissional desses espaços. Acredite sempre! Você pode salvar uma vida!

O que achou deste conteúdo? Alguém de sua família está passando por uma situação difícil e precisa de ajuda? Então não perca tempo nem deixe o caso se agravar: entre em contato conosco, pois podemos indicar o melhor tratamento após uma avaliação do caso!

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais! Contatos:

Clinicas em todo Brasil
(11) 94748-9103 
(11) 94748-5042 
(12) 99752-2007
(12) 3424-3380
www.clinicasresetprime.com.br


Comentários

Chame no Whatsapp