Museu de História Natural de Taubaté
O Museu de História Natural de Taubaté foi inaugurado em 2 de julho de 2004 pela prefeitura de Taubaté e atualmente é administrado pela FUNAT (
Informações
O Museu de História Natural de Taubaté foi inaugurado em 2 de julho de 2004 pela prefeitura de Taubaté e atualmente é administrado pela FUNAT (Fundação de Apoio à Ciência e Natureza), através do médico e pesquisador Herculano Alvarenga.
O pesquisador é conhecido por descobrir, restaurar e estudar o esqueleto de um dinossauro, que o próprio batizou de Paraphysornis brasiliensis. O fóssil foi descoberto na cidade de Tremembé, a menos de 8 km de distância do Museu.
O Paraphysornis, que viveu nessa região há cerca de 23 milhões de anos, foi o grande motivador da criação do museu, ganhando o título de símbolo do local.
O acervo reúne também milhares de peças, desde grandes dinossauros extintos, até pequenos insetos. Os visitantes podem compreender a história da vida do planeta, através das eras geológicas, assim como a evolução dos animais e dos homens.
Estruturado e dirigido para o público, especialmente estudantes e crianças a partir de 3 anos de idade, o museu possui uma equipe de monitores treinados que estão sempre preparados para a recepção. Por esse e outros motivos, o MHNT é um dos principais museus do gênero em todo o Brasil, recebendo a visita de inúmeras escolas e pesquisadores de diversos países.
O espaço de 600 m² também conta com um auditório para 100 pessoas.
Endereço
Rua Juvenal Dias de Carvalho, 111 - Jardim do Sol