Você está Preparado para 2014? Por que criar Estratégias?
Resultados & Processos Gerenciais
Em 14/10/2013 00:00 por Filippo Salvia Jr.
O ano da Copa Mundial no Brasil se aproxima, entre outros acontecimentos relacionados ao Esporte. Onde técnicos (coach) com suas estratégias, táticas desenhadas em suas pranchetas, oscilam entre o fracasso da derrota e a idolatria do sucesso ao alcançar o objetivo de um longo trabalho de ser um verdadeiro campeão. Considero, nesse momento, importante falar sobre estratégia, e quando se trata desse tema, não posso deixar de citar Sun Tzu, (estrategista do século IV a.C.), que escreveu um tratado determinado "A Arte da Guerra". Seria praticamente impossível descrever um planejamento estratégico em poucas linhas. Suas estratégias militares respeitavam alguns princípios fundamentais que podem ser aplicados facilmente em estratégias empresariais, profissionais e pessoais.
Segundo a enciclopédia livre Wikipédia - "Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, essa palavra hoje é bastante usada na área de negócios." A palavra vem do grego antigo Strategos (de stratos "exército", e "ago". "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") e designava o comandante militar, a época de democracia Ateniense.
A escolha do objetivo a ser atingido começa com um bom planejamento, é preciso analisar os adversários, avaliando cuidadosamente todas suas características e condições. Deve-se ter bem claro o objetivo, no caso das empresas, devemos conhecer a visão, missão e valores dos negócios. Precisam ser bem definidos por todos os participantes do processo da elaboração estratégica. O ideal seria a estratégia surgir após uma reflexão íntima dos integrantes no que chamamos, na administração, de tempestades de ideias (brainstorm).
Devem-se considerar as influências externas, que podem e devem influenciar diretamente no sucesso. Os adversários ou concorrentes devem ser analisados. Suas lideranças, e principalmente suas crenças essenciais referentes ao objetivo, devem estar bem definido antes de partir para a ação.
Alguma pergunta faça-se necessárias nessa etapa: Quais são os valores? Que lados a seguir, podem dar e tirar vantagens? Há disciplina para atingir as metas? Qual é a posição minha em relação ao adversário, ou concorrente? Quem é mais forte? Quem esta, nesse momento, melhor qualificado? Qual é a motivação para conseguir o sucesso?
Após uma análise profunda, precisa querer, deve concentrar toda a força e dispor de todos os recursos necessários e adequados para atingir tal objetivo. A importância desses recursos em um planejamento é fundamental, pois se os recursos se esgotarem e não for totalmente renovado, o profissional atleta poderá fracassar.
O sucesso deverá ser o objetivo principal de todo atleta profissional, e para atingir tal sucesso é necessária à utilização correta de todos os recursos, com muita economia e determinação, sem tirar o foco do que deseja conquistar.
Consultor utiliza-se de ferramentas como a Análise SWOT para verificar as forças e fraquezas dos concorrentes, e quanto maior as forças encontradas, maiores são as chances de sucesso. Contudo, em todas as ameaças, é preciso estar atento, pois inúmeras oportunidades podem surgir, principalmente para a motivação por imitação.
Ao agir, o profissional atleta tem que ter por princípio a confiança. Precisa sentir-se invencível na sua área de atuação. Se o profissional ou atleta chegar como derrotado em uma competição, já se torna um derrotado. Frase parecida, podemos encontrar na Filosofia do Sucesso de Napoleon Hill "Se você pensa que é um derrotado, você será derrotado.” A ação inicial do atleta em seus objetivos determina se ele será derrotado ou não. Táticas utilizadas para se defender contra as adversidades do trabalho a ser desenvolvido devem ser consideradas, diferentemente daquelas arrojadas, muito utilizadas sem éticas e morais.
É preciso utilizar estratégias diversificadas, como surpreender os adversários atacando suas estratégias. "É de suprema importância atacar a estratégia do inimigo."- Sun Tzu, minar suas forças, pode ser um método eficiente, se bem empregada e ser fundamental para o início de uma bela vitória (SUCESSO). Quem toma a iniciativa, pode alcançar rápido uma boa posição. E ter poder posicional no decorrer de uma competição, dá uma vantagem considerável contra os concorrentes.
O concorrente nunca deve saber suas reais intenções, quanto menos souber de suas ações, gastará mais energia para se preparar com diversas estratégias de defesas para as reações de suas ações frente à competição. Uma forma de ganhar considerável vantagem é fazer com que uma força indireta seja direta, para isso, é preciso deixar de estar sozinho e trabalhar em equipe.
Mudanças táticas também são necessárias para confundir seu adversário, para tanto, há necessidade de conhecer bem sua equipe, desenvolver métodos claros e objetivos. Faça sempre uma estimativa da situação, evite preocupações que em demasia, certamente, levará você a agir por impulso e cometer várias falhas.
Conheça a si próprio e o seu adversário. Invista sempre em treinamentos e na inteligência emocional da equipe, uma vitória promissora requer recursos superiores com homens bem treinados a vencer. Não pratique ações que possam dar informações desnecessárias para seu oponente (concorrente), informações pequenas quando agrupadas se tornam extremamente valiosas e vantajosas para um bom estrategista.
Todo sucesso passa por diversas estratégias, pois quem se aventura em uma competição sem um planejamento, pode ser alvo fácil para o fracasso. O sucesso de um planejamento é diretamente proporcional à vontade de ver sua estratégia concluída com sucesso. TORNAR-SE um verdadeiro CAMPEÃO!
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
















