COLUNISTA Serviços

Palhaçada na Paulista ou Direito de Manifestação?

Direito em foco


Em 14/06/2013 00:00 por Kenji Taniguchi



Carreto e Mudanças

Facilite sua mudança: transporte seguro e rápido para todo o Brasil!

Baderna, direito de manifestação e abuso de poder. Mais de 200 pessoas presas em manifestação contra o aumento de 20 centavos na tarifa de ônibus em São Paulo? Está claro que o motivo não é este. Em época de eleição, o motivo sempre é o mesmo: político.

Lembro-me quando participei como “cara-pintada” no “Fora Collor!”. Nas ruas de Guaratinguetá, contra o governo, realizamos o famoso “apitaço”. Sem violência e de forma pacífica realizamos nosso protesto. Exercemos nosso direito de manifestação, mobilizando a população e alcançando nosso objetivo: o impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello.

O que notei ontem (13/06) foi um abuso de direito que ocasionou um abuso de poder. Quem está errado? Quem abusou, é claro! Tanto os manifestantes que depredaram bens públicos (nossos bens) e bens privados (poderiam ser seus bens) quanto os policiais mal treinados que reagiram de forma desproporcional. Quem paga o prejuízo?

Sou a favor do direito de manifestação e devemos exercê-lo! O país precisa da expressão do inconformismo para que algo mude de forma democrática. As manifestações visam alertar a população de que precisamos dar um basta à corrupção de forma democrática! O que significa isso? O povo, comovido pelas manifestações, polarizam-se contra ou a favor e pressionam seus representantes para que algo seja feito.

Vivemos em um Estado Democrático de Direito conforme nossa Constituição e possuímos direitos e deveres. Parabéns aos manifestantes que me fizeram lembrar dos meus idos tempos como estudante de engenharia. Sangue novo e gana para mudar o Brasil é o que precisamos para acordar este país que vive a sua pior fase assistencialista e de corrupção deprimente. Vergonhosa, porém, foi a minoria que confundiu manifestação com depredação, baderna e confusão.

Precisamos dos policiais para manter a ordem e a segurança pública. Todo abuso de direito deve ser combatido. Não quero que um meliante, disfarçado de manifestante, deprede minha cidade. A estes exijo a força policial e que vá direto responder pelo seu crime. Os policiais não são os vilões da história pois precisamos deles para defender nossos direitos. Por outro lado, os maus policiais devem ser punidos severamente. Já diziam meus mestres: “Nosso direito termina quando começa o do outro!”.

 

Nutricionista

Transforme sua vida com nutrição esportiva e emagrecimento personalizado!

Empresas Sugeridas para Você

Carreto e Mudanças

Facilite sua mudança: transporte seguro e rápido para todo o Brasil!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Carreto e Mudanças

Facilite sua mudança: transporte seguro e rápido para todo o Brasil!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais