
Dilma anuncia reajuste da tabela de IR para 2015 ...
Direito em foco
Em 07/05/2014 00:00 por Kenji Taniguchi
Dilma anuncia reajuste da tabela de IR para 2015 e mais 10% ao bolsa-família como vantajoso ao trabalhador.
Assisti assustado a presidente, no Dia do Trabalhador, anunciar que reajustará a tabela do Imposto de Renda (IR) do próximo ano e aumentará em 10% o bolsa-família. Deixou claro em seu pronunciamento que a medida provisória viria como vantagem ao trabalhador proporcionando ganho real do poder aquisitivo da população.
Fiquei imaginando como o governo conseguiria tal proeza sendo que o imposto de renda, tributo federal, é a maior fonte de obtenção de recursos para os gastos públicos. O governo com seus altos gastos, assistencialismo e escândalos frequentes, precisa aumentar a sua arrecadação, leia-se aumentar os impostos, e não reduzi-los, correto?
“A propaganda é a alma do negócio!” É incrível como o governo divulga um arrocho salarial como algo bom e a população menos atenta aceita sem reclamar.
Em outro momento falei sobre as novas ações de FGTS que se fundamentam no fato de que a correção dos depósitos fundiários foi inferior à inflação. A Caixa Econômica corrige pela TR e há o entendimento de que a TR não representa a inflação, sendo que a proposta é a da aplicação de outro índice como, por exemplo, o IPCA.
Então, o raciocínio é semelhante ao do FGTS. Aplica-se um índice inferior para a correção da tabela do IR do que a inflação. E pasmem, a perda acumulada já é superior a 60%! O reajuste anunciado foi de 4,5% para a tabela do IR de 2015. A inflação projetada é de aproximadamente 6% para este ano. Assim, ano a ano, nós pagamos mais impostos.
Como na economia doméstica, se você tem um orçamento e vai gastar mais em algo, terá que obter mais dinheiro ou deixar de aplicar em outra coisa. Se a inflação projetada é de 6%, de onde sairá o dinheiro para o aumento de 10% do bolsa-família? A resposta é sempre a mesma: do bolso do trabalhador, é claro!
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
