
Especialista esclarece mitos e verdades da alimentação saudável
Nutricionista Roberta Calcanhoto fala sobre informações equivocadas sobre determinados alimentos
Em 19/02/2015 11:47 por redação/ Guia Taubaté

Um dos temas mais debatidos nos últimos tempos, a alimentação saudável ganhou destaque também no Senac Taubaté. A professora na área de gastronomia e nutrição da unidade, Roberta Calcanhoto, lembra que algumas informações sobre determinados alimentos são equivocadas.
“Nem sempre o que é divulgado rapidamente está correto. Apenas após muitos estudos científicos se observa a verdadeira qualidade de um produto. O ovo, por exemplo, que já foi considerado o vilão para o aumento do colesterol, hoje integra as dietas”, conta a especialista.
Além do ovo, Roberta listou outros mitos e verdades dos alimentos considerados saudáveis. Confira abaixo:
Açúcar normal ou refinado?
A cor branca do açúcar normal significa que ele recebeu aditivos químicos durante seu refinamento – um processo que “rouba” todos os nutrientes do alimento. “A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui”.
Com ou sem lactose?
Assim como o glúten, algumas pessoas de fato são intolerantes ou alérgicos à lactose (açúcar do leite) e não devem consumir. “Já os indivíduos que não possuem a intolerância, podem manter o leite e seus derivados tranquilamente no cardápio”.
Azeite sempre?
Nenhum óleo vegetal tem colesterol, portanto, quando utilizado em temperatura ambiente o azeite é saudável e nutritivo. “O que provoca a saturação – mudança na estrutura química da molécula é o aquecimento. Ainda são controversas as opiniões. Temos estudos dizendo que o aquecimento do azeite faz com que ele perca todas as propriedades nutricionais; já outros dizem que não”.
Glúten X farinha branca
Há alérgicos ao glúten (os celíacos) - uma proteína presente na farinha de trigo, aveia, malte, centeio e cevada, os quais de fato não podem consumir estes alimentos.
“No entanto, se a pessoa não foi diagnosticada com doença celíaca, pode consumir todos os alimentos citados, sem problemas”, assegura a docente.
Sal marinho X sal refinado
O sal marinho, segundo Roberta, é o resultado da evaporação da água do mar. Por não sofrer refinamento, ele preserva os minerais e possui um menor teor de sódio, diferente do sal refinado. Sendo assim, é o mais indicado aos adeptos à boa alimentação.
Interessados em obter informações sobre os cursos do segmento ofertados pelo Senac Taubaté, podem acessar o site ou se dirigir ao balcão de atendimento da unidade, localizada na Rua Nelson Freire Campello, nº 202.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
