
Confira dicas para economizar na compra do material escolar
Um dos conselhos é reutilizar objetos usados nos anos anteriores, como apontadores, mochilas e até cadernos
Em 18/01/2016 15:43 por
Quem foi comprar materiais escolares neste início de ano pôde notar um aumento significativo em produtos comuns das listas deste período, como cadernos, mochilas e canetas.
Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais da Unitau (Nupes), revelou um aumento de quase 25% nos materiais escolares nas cidades de São José dos Campos e Taubaté.
Proprietária de uma loja no bairro Estiva, Denise Ribeiro conta que espera por melhora nas vendas até o início das aulas. “É o nosso primeiro ano de volta às aulas, então a expectativa é boa. Mas ainda está num momento de espera, a gente tá esperando pra ver o mercado e como ele vai reagir, como a empresa vai estar atendendo ao mercado. É uma espera mesmo”.
De acordo com a lojista, muitos clientes têm optado por produtos de marcas menos conhecidas. “Muitos estão procurando materiais de segunda linha, que também são de qualidade, porém não são daquelas marcas mais conhecidas”.
Para o professor e economista da Unitau, Edson Trajano, a melhor forma de economizar na lista de material escolar é reutilizando produtos do ano anterior.
“A primeira dica de material escolar é fazer um levantamento do que eu posso utilizar do ano anterior. É claro que as crianças sempre querem material novo. Ano novo, com tudo novinho. Mas os pais têm que fazer essa avaliação financeira. Será que a mochila não posso usar do ano anterior? Eu não tenho régua, apontador e até cadernos que eu posso utilizar do ano anterior? Fazendo essa balanço, vai reduzir as despesas de compras de novos materiais nesse ano”.
Outra dica dada pelo economista é a pesquisa de preços de produto para produto nas lojas.
“Na compra do material, a opção é sempre a compra a vista, você consegue desconto. E fazer a pesquisa em mais de um estabelecimento. Não fazer a pesquisa com lista fechada das escolas, e sim por item. Porque em um determinado estabelecimento o caderno pode estar mais barato, no outro um apontador mais barato. Ao fazer uma pesquisa em três estabelecimentos você consegue gastar menos na compra desse material”.
Segundo a pesquisa feita pelo Nupes, os produtos que encontram maior variação de preços no mercado são apontadores, canetas hidrocor, réguas 30 centímetros, borrachas e mochilas.
Ainda de acordo com o levantamento, a diferença da qualidade de cada material foi o principal fator para a variação de quase 70% entre preços máximos e mínimos.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
