DE MONOTRILHO Economia

Fábrica da Malásia anuncia primeira unidade brasileira em Taubaté

Scomi produzirá trens para as linhas 18-Bronze e 17-Ouro do monotrilho de São Paulo; prefeito fala em 500 vagas diretas de emprego no município


Em 10/03/2016 16:57 por



O setor mais afetado pela crise em 2015 na cidade de Taubaté, foi reforçado nesta quinta-feira, 10 de março. A Scomi, empresa malaia que produz monotrilhos, lançou a pedra fundamental da fábrica no município.

No lançamento, estiveram presentes autoridades políticas e administrativas da cidade, como vereadores e o reitor da Unitau, Prof. José Rui Camargo.

O presidente da Scomi no Brasil, Hilmy Zaini, esteve ao lado do prefeito Ortiz Junior e do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, no lançamento oficial da fábrica.

No complexo, localizado na Área Industrial da cidade, serão produzidos trens para as linhas 18 Bronze e 17 Ouro do monotrilho de São Paulo.

Halan Moreira, vice-presidente da Brasell, empresa acionista da joint venture do Grupo Scomi no Brasil, falou sobre a escolha da cidade de Taubaté para a fixação da fábrica.

“Nós passamos um bom tempo pesquisando, estudando e entendendo a vocação de cada cidade e Taubaté casou perfeitamente. Uma cidade empreendedora, que vemos o que o programa que a prefeitura vem fazendo, preparando a cidade para atrair indústrias. Educação é o foco da cidade, preparando técnicos e nos sentimos em casa”, afirmou Moreira.

O prefeito Ortiz Junior comentou a vinda da empresa malaia e a geração de empregos para o município.

“Foi um sacrifício muito grande da administração, com apoio do governo do Estado de São Paulo, do governador Geraldo Alckmin, por meio da Investe São Paulo. Serão 500 empregos diretos em um primeiro momento. A fábrica será construída em seis meses, em um método fabril bastante moderno, pré-fabricado, com estruturas modelares que vão se encaixar e a fábrica vai estar funcionando. A ideia é que para cada emprego direto, tenhamos dois ou três indiretos”, garantiu o tucano.

A unidade terá capacidade de produzir três veículos, formados por cinco carros de monotrilho, ao mês. O início da operação da fábrica será no segundo semestre de 2016.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais