
Taubaté supera 300 casos de dengue e entra em estado epidêmico
Vigilância aguarda ainda resultado de dois casos suspeitos de chikungunya e quinze de zika vírus
Em 04/03/2016 14:45 por redação/ Guia Taubaté

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté divulgou nesta semana mais um balanço dos casos relacionados ao mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade soma 333 casos positivos autóctones e um caso importado de dengue. O número já pode ser considerado como epidemia, uma vez que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo classifica um município em estado epidêmico quando atinge uma incidência de 100 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Com isso, cabe ao GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) regional emitir uma notificação para a suspensão das coletas de sorologias nos casos suspeitos de dengue no município. Com a notificação, os pacientes serão submetidos somente ao exame clínico.
A Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado dos exames de dois casos suspeitos de chikungunya. O terceiro caso em análise foi descartado. Até agora o município tem um caso positivo importado de zika confirmado, cinco descartados e outros 15 aguardando o resultado de exames.
Combate
Para combater, principalmente os criadouros do mosquito Aedes aegypti, agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) vão promover no dia 16 de março uma capacitação de coordenadores pedagógicos da educação infantil e do ensino fundamental. Ao todo, cerca de 80 profissionais atuarão como agentes multiplicadores em suas unidades.
Está programado para o dia 19 de março um grande mutirão de vistorias pela cidade, envolvendo os agentes da prefeitura e estudantes universitários.
O município também já encaminhou à Secretaria de Estado da Saúde o termo de adesão à campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. Este programa permite o repasse de R$ 120 do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais que atuem aos sábados para combater o mosquito.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
