PRÉDIO HISTÓRICO Educação

Após abandono, escola Lopes Chaves será reformada

Convênio entre prefeitura e governo estadual garante obras no prédio histórico; parceria prevê unidade de Ensino Infantil no Bardan


Em 13/10/2017 11:40 por redação/Guia Taubaté


Após abandono, escola Lopes Chaves será reformada
Prédio está localizado na região central de Taubaté (FOTO: Mário Pereira/ Guia Taubaté)

Uma parceria entre a Prefeitura de Taubaté e o Governo do Estado de São Paulo deve garantir a restauração do prédio histórico que abrigava a Escola Estadual Doutor Lopes Chaves. Na última terça-feira, 10 de outubro, as autoridades estiveram reunidas em Taubaté para definir as obras no local e a construção de uma nova unidade escolar no residencial Bardan.

No encontro, estiveram presentes o secretário de Educação do estado José Renato Nalini, o presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) João Cury Neto, o prefeito de Taubaté Ortiz Junior e a secretária de Educação Edna Chamon.

Por meio de recursos da FDE, o Estado se comprometeu a iniciar um processo licitatório para as obras de restauro do prédio que abrigava a Escola Estadual Doutor Lopes Chaves. O prédio restaurado será, posteriormente, cedido à prefeitura. Em 2002, o prédio foi tombado pela Condephaat (Conselho de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), devido ao seu alto valor histórico. A restauração deverá manter a simplicidade estilística formal do neoclassicismo e ornamentação baseada no neorenascentismo. 

Além do prédio da antiga escola Lopes Chaves, o Estado deverá construir uma nova unidade de Educação Infantil, localizada no Residencial Bardan, semelhante ao prédio em agosto no bairro do Barranco.


Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais