DE 1 A 6 DE OUTUBRO Cultura

Aulas de dança marcam a Semana do Idoso no Sesc Taubaté

Interessados podem participar gratuitamente; atividades têm início neste domingo, dia 1º


Em 01/10/2017 09:11 por redação/Guia Taubaté


Aulas de dança marcam a Semana do Idoso no Sesc Taubaté
Oficina de Dança Circular é uma das atrações da semana (FOTO: Divulgação )

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional do Idoso, o Sesc Taubaté preparou oficinas de Forró, Danças Circulares, Samba no Pé, e Danças Brasileiras para o público local. As atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição.

Para começar, hoje, dia 1º, a Oficina de Forró acontece às14h30. A dança de salão integra exercício, arte, diversão e a interação com o par, ajudando a melhorar o ritmo, o equilíbrio, a postura e a coordenação motora. Nesta aula serão apresentados os princípios básicos do brasileiríssimo forró, um dos estilos mais praticados por quem gosta de dançar a dois.

Na próxima terça-feira, dia 3, as aulas seguem com a Oficina de Dança Circular. As danças circulares proporcionam momentos de alegria, integração e bem estar, numa dinâmica de troca constante – em círculo, o grupo unifica-se em torno do mesmo ideal. Juliana é focalizadora (orienta aulas de danças circulares) há mais de dez anos; nesta aula ela ensinará algumas coreografias de sua autoria. 

Dois dias depois, na quinta-feira, dia 5, às 15h, o Sesc oferece a Oficina Samba no Pé. O ritmo brasileiro pode ser dançado individualmente ou a dois; elegância e ritmo são elementos presentes neste estilo de dança. Nesta aula os alunos também aprenderão as noções básicas da gafieira – a ideia é ir para o baile se divertir. 

A programação da semana do Idoso termina na sexta-feira, dia 6, às 15h, com a Oficina Danças Brasileiras. As danças populares brasileiras são resultado do encontro de diversas culturas, principalmente a indígena, africana e europeia, e refletem tradições locais repassadas de geração em geração, em festas e rituais, por meio do corpo, de gestos que expressam brincadeiras, dramatizações e religiosidade. A aula abordará expressões como o maracatu, o batuque da umbigada, o coco de roda e o tambor de crioula.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1º de outubro. O objetivo era marcar as conquistas já consolidadas e os desafios a serem superados em relação à longevidade e à velhice. 


Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais