ANTES DA VIAGEM Cultura

Integrantes da Famuta falam da emoção com a viagem para o Mundial

Taubateanos embarcaram no último sábado (25) para os Estados Unidos; fanfarra de Taubaté disputará quatro categorias em Palm Springs, na Califórnia


Em 27/11/2017 14:30 por Mário Pereira


Integrantes da Famuta falam da emoção com a viagem para o Mundial
Famuta viajou para os Estados Unidos no último sábado, dia 25 (FOTO: Mário Pereira/ Guia Taubaté)

O sonho de 130 componentes Famuta (Fanfarra Municipal de Taubaté) está prestes a se concretizar. O grupo liderado pelo maestro Rogério Wanderley Brito embarcou no último final de semana para a disputa do Campeonato Mundial, em Palm Springs, nos Estados Unidos.

Na cidade localizada no estado da Flórida, os taubateanos vão em busca do bicampeonato mundial. O primeiro título foi conquistado em 2015, na Dinamarca.

Antes da viagem para Palm Springs, nossa equipe conversou com alguns integrantes da Famuta, como o próprio maestro, que destacou a preparação da banda.

“Foi a melhor preparação feita nos últimos anos. A gente está muito bem preparado, porque é muito difícil [conquistar o título].  É a mesma coisa que disputar o campeonato mundial de futebol aqui [no Brasil]. Eles (bandas dos Estados Unidos) são os melhores e a gente vai tentar derrubar (vencer) lá dentro da casa deles, o que é muito difícil”, ressaltou.

Rogério ainda falou sobre as diferenças do grupo campeão mundial em 2015 e disse que tentará repetir o feito nos Estados Unidos.

“No Mundial de 2015 era muita gente madura. A gente tinha um grupo mais maduro. Esse grupo que está agora é um grupo de crianças, de maioria crianças. São crianças oriundas do projeto Música nas Escolas, então é a primeira experiência deles em uma disputa”, pontuou o maestro.

Se a emoção da maioria dos integrantes é grande, a de Benjamin é ainda mais especial. Será a primeira vez que ele disputará uma competição ao lado do filho, que também se chama Benjamin.  

“A emoção é em dobro. Viajar com ele, eu nunca imaginava assim, mesmo com criança pequena em casa eu falava ‘pô (sic), será que algum dia vai seguir os passos do pai’, ele veio e está indo viajar junto comigo, muito legal”, afirmou o pai Benjamin.

Integrante da Famuta há 15 anos, Viviane falou da emoção de disputar mais um mundial.

“A emoção sai para fora do peito mesmo, porque não foi só um ano que a gente ficou fazendo esse show e batalhando para que isso acontecesse. É uma vida toda que a gente tem e que batalha para conseguir divulgar nosso trabalho, para que a gente possa conquistar títulos e levar o nome da cidade para o mundo”, contou.

Outro que esteve na Dinamarca e que embarcou para Palm Springs no último sábado é Lucas Mateus. Ele destacou o show “A Divina Comédia Brasileira” como grande trunfo para uma nova conquista.

“Eu acho que o show é a grande diferença [do Mundial na Dinamarca, em 2015]. É um show mais ousado, um tema mais forte, um tema de impacto e vai causar muita emoção nas pessoas que assistirem”, disse o integrante.

O novo show da Famuta foi inspirado na obra de Dante Alighieri e as fases do inferno, purgatório e paraíso serão adaptadas para a realidade brasileira, com temas como corrupção e preconceito.

Em Palm Springs, a Fanfarra Municipal de Taubaté disputarás as categorias de Banda Sinfônica, Batalha de Percussão, Banda Show e Parada Festiva.

O Campeonato Mundial será disputado entre a próxima quarta-feira, dia 29, e domingo, dia 3 de dezembro.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais